News

Inox e carbono: como fazer a limpeza dos materiais

Blog 23.09.2021

Dureza, resistência, flexibilidade… seja aço inox ou carbono, manter as características dos materiais exige cuidados específicos. Isso porque cada um é composto por propriedades singulares e empregado em diferentes setores da economia.

Para conservar o bom estado, a limpeza é um procedimento essencial e algumas dicas podem ajudar na manutenção diária.

Aço inoxidável

Materiais em aço inoxidável possuem uma camada fina, contínua, estável e muito resistente sobre a superfície, pela combinação do oxigênio com o cromo do aço, que o protege da corrosão do meio ambiente. Por isso, o item possui maior resistência aos fatores externos, em comparação ao carbono, além da capacidade de se autorreparar, quando em ambiente rico em oxigênio. 

Mesmo assim, é recomendável evitar exposição a fatores externos para não surgirem manchas. Em setores como construção civil e arquitetura, o material pode ser fornecido com uma película de polietileno para proteger a superfície dos raios solares. 

Para manter suas características, apostar em uma rotina de higienização com pano macio e úmido na remoção de sujeiras leves, como pó e marcas de dedos, e impedir o acúmulo de resíduos é uma ótima alternativa. Sem contar que água, sabão e detergente neutro são bons aliados na manutenção de aparelhos e instrumentos localizados tanto em ambientes internos, quanto externos. 

No caso de limpezas mais pesadas, materiais como esponjas de nylon ou polidor de metais são recomendados. Para superfícies brilhantes, o conselho é nunca utilizar buchas abrasivas e esponjas de aço para não causar riscos. 

Importante também evitar o uso de algumas substâncias químicas, como ácido clorídrico, que podem comprometer o estado de conservação. Aliás, mantenha o material longe de produtos com cloro. 

Aço Carbono

As esponjas de nylon também são aliadas na limpeza de produtos em aço carbono, acompanhada de água e sabão suave para não prejudicar o material. Importante secar depois com um pano limpo.

Outra dica? Os sprays para limpeza a seco disponíveis no mercado. Mais resistente que o inox, o aço carbono é muito utilizado em diversos setores da indústria, mas por ser mais propenso à oxidação deve ser armazenado em locais seco, protegidos de possíveis fatores externos e umidade.

Curtiu? Continue seguindo nossos perfis e fique por dentro de dicas e muitas informações.