News

Responsabilidade Social: veja os projetos de novembro e o balanço de 2021

Ações Blog Responsabilidade Social 24.11.2021

O ano de 2021 está chegando ao fim, mas sempre há tempo de conhecer novos projetos sociais e apoiá-los. Sejam próximos ou distantes, é possível auxiliar iniciativas incríveis que são realizadas em todo o país e com diferentes propósitos.  

Prova disso, neste mês, dois trabalhos mobilizaram os colaboradores e o setor de Responsabilidade Social do Grupo Açotubo: o Espalhe Luz, em Guarulhos e o Instituto Espírita Obreiros do Bem, em Ribeirão Preto. 

As iniciativas

Em virtude da urgência de ajudar comunidades carentes e pessoas em situação de rua prejudicadas pela pandemia da covid-19, o Espalhe Luz surgiu em abril de 2020, como fruto do esforço de um grupo de amigas para a doação de alimentos e também de agasalhos no inverno. A parceria envolveu a entrega de cestas básicas a serem distribuídas para as famílias assistidas. 

Na rede social do projeto, é possível conferir as ações do Espalhe Luz e saber como é possível ajudar. 

Já o Obreiros do Bem existe há quatro décadas e atua no atendimento às pessoas e famílias em vulnerabilidade social com atendimentos, doações de alimentos e programas educacionais. Um dos exemplos, é o projeto Convivência e Cidadania que promove oficinas culturais para crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos. O local conta com quadra esportiva coberta, parque recreativo, sala profissionalizante de gastronomia, sala de informática, oficina de tear, ateliê de costura, parque recreativo, além dos espaços de atendimento, administração e refeitório. 

A parceria resultou em doação para melhorias nos projetos locais. Conheça mais sobre a atuação da associação e saiba como colaborar.

Balanço das ações

Os dois projetos compõem um quadro de iniciativas do setor de Responsabilidade Social da Açotubo, que neste ano, firmou parcerias com instituições para manutenção e divulgação dos trabalhos, em um processo que envolveu o empenho dos colaboradores. 

“Em 2021, resolvemos ter um foco maior nessa área, aprender e conhecer ações que fazem a diferença nas vidas das pessoas. O balanço disso tudo foi o mais positivo e incentivador possível. Verificamos o quanto nossos colaboradores se engajaram na indicação de projetos e ONGs, dos quais já fazem parte, com as arrecadações, entregas e planejamento das ações”, conta a coordenadora de Governança e Responsabilidade Social do Grupo, Nathalia Bassi.

No período entre março e novembro, foram desenvolvidas parcerias com 22 associações, impactando a vida de pessoas de todas as idades e das comunidades locais. E no próximo ano, o trabalho continua. 

“Para 2022, já temos o orçamento aprovado e estamos finalizando a planejamento para sabermos o foco das ações que iremos realizar ao longo do ano. Iremos buscar maior proximidade e parceria com os projetos que mais refletem os valores do grupo”, conclui Bassi. 

Confira as ações parceiras de 2021 nos conteúdos já publicados neste espaço e nas redes sociais