Confira algumas ações do 1º semestre de 2022

30/06/2022 | Eventos e Parcerias

Foi como em um piscar de olhos e já chegamos ao final do primeiro semestre. E para você não perder nenhum detalhe, o Grupo Açotubo preparou um balanço de algumas ações desenvolvidas no período de janeiro a junho, resultado de muito esforço e engajamento de todos os colaboradores e gestores. Confira:

Responsabilidade Social

A criação da área de responsabilidade social, em 2021, ampliou a colaboração em diversas ações sociais. Neste ano, em que o planejamento envolve auxiliar projetos educacionais, esportivos e de desenvolvimento, instituições como Amigos do Bem, Instituto Sonhar Alto, a CUFA (Central Única das Favelas) e a Cáritas Brasileira contaram com a cooperação da Açotubo no primeiro semestre, além do tradicional apoio a Corrida e Caminhada Graac.

“Em parceria com o SESI / SENAI promovemos também a Campanha do Agasalho em nossa matriz.  Participamos, ainda, da iniciativa Páscoa Solidária, em Guarulhos”, conta Miriam Barbaroto, gerente executiva de recursos humanos.

Sustentabilidade

Em termos de preservação ambiental, a empresa segue buscando as melhores práticas operacionais para menor impacto. Neste sentido, “no semestre, houve a implantação do ‘Programa de Coleta Seletiva’, readequação dos procedimentos conforme a NBR ISO 14001, auditorias internas, aprovação do cronograma de impermeabilização do piso e formação de auditores”, revela Marcelo Watanabe, gerente de qualidade corporativa.

No segundo semestre, estão previstas a substituição de copos plásticos para biodegradáveis para visitantes e de aço inoxidável para os colaboradores, além da realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), que contará com palestras, intervenções, apresentações teatrais e outras atrações para reforçar a segurança e a conscientização ambiental.

E muitas novidades virão em breve!

Tecnologia

Para ampliar as facilidades de atendimento aos clientes e de gestões operacionais, os investimentos em modernização continuam. Exemplos disso, “a implantação do novo servidor Gold em Infraestrutura, a criação das SQUADS e a entrada da INCOTEP no IFS, sistema de gestão ERP utilizado por todas as empresas do Grupo”, explica Valdemir Raymundo, gerente de TI.

A digitalização dos pedidos e muitas outras iniciativas estão entre os planos para o restante do ano.

Recursos Humanos

Na área de RH “o primeiro semestre marcou o início de uma série de ações, que se estenderá ao longo de 2022, como o ‘Programa de Qualidade de Vida’, para promoção da saúde física e mental; ‘Projeto de Cultura’, com o Conexão 48+; disponibilização de novos cursos, focados em diversidade e inclusão, saúde mental e segurança do trabalho, na plataforma Universidade Açotubo; treinamento Academia de Vendas para área comercial; e a digitalização de processos do departamento”, ressalta Larissa Bassi, Business Partner.

Além disso, foram realizadas ações em celebração ao Dia das Mães e Dia Internacional da Mulher.  

Incotep

A empresa do Grupo Açotubo, focada em soluções para projetos de construções civil como estacas helicoidais, sistemas de protensão e ancoragem, lançou a linha de torquímetros digitais reconhecida pela Anatel e, também, a plataforma virtual IncoClube para destacar projetos, treinamentos e os eventos para profissionais, com acesso gratuito.

“Ampliamos, ainda, a nossa participação no mercado colombiano com aumento significativo da área de armazenagem e estoque local, desenvolvemos o novo site da Incotep e reestilizamos nossa mídia digital, promovemos a renovação da frota com a aquisição de um caminhão Munck e uma Sprinter para entregas em locais restritos”, conta Fernando Del Roy, diretor de divisões industriais.  

Entre as novidades que estão por vir ainda em 2022, o profissional destaca as aquisições de um centro de usinagem e um centro integrado para corte de clavetes.

Marketing

Várias foram as ações desenvolvidas no primeiro semestre como parte do planejamento de comunicação da empresa. Entre elas, a manutenção do projeto “Voz do Cliente”, em que a empresa convida um cliente para entender os seus desafios e oferecer atendimento e soluções mais assertivas.

Foi desenvolvido também o primeiro “Portas abertas”, iniciativa que possibilitou aos clientes um treinamento sobre protensão e a visita técnica à fábrica.  “Além disso, temos estreitado o relacionamento com associações de mercado, realizamos o kart day, possibilitando o encontro de clientes com nosso parceiro Julio Campos, piloto da Stock Car, e marcamos presença em eventos como SNPTEE, o 3º Encontro da Indústria de Autopeças e na Open House Masipac”, acrescenta Vinicius Bassi, gerente de marketing do Grupo Açotubo. Muitas iniciativas estão planejadas para 2022. Para conhecê-las, continuem acompanhando o site e as redes sociais.