Energia Alternativa: Confira a atuação da Açotubo neste setor

10/03/2022 | Eventos e Parcerias

O Grupo Açotubo tem buscado ampliar sua atuação com base nas políticas de ESG (Environmental, Social and Governance) cada vez mais presentes nos processos operacionais de empresas.

Além dos procedimentos internos, como o início do processo de certificação ISO 14001 e outras novidades que em breve devem pintar neste blog, a empresa oferece uma série de soluções para o mercado de energia alternativa, setor que está em crescimento devido à crise energética enfrentada pelo país, em meses recentes, somada aos investimentos e interesse, cada vez maiores em outras formas de geração, com menores impactos ao meio ambiente, conforme registrado na última década.

Gerente Comercial de Energia e Engenharia do Grupo Açotubo, Marcelo Starling, destaca a importância da atuação da empresa na área. “Para este segmento, oferecemos soluções de fundação para torres de linha de transmissão, subestações de energia, parques solares e torres eólicas, para os mais variados tipos de solo e cargas. Além disso, fabricamos peças estruturais dos trackers utilizados em diversos projetos, através de nossa unidade de soluções integradas”.

O portfólio de serviços mostra que a empresa está conectada às necessidades de mercado e tem ampliado a sua atuação. Prova disso, no ano passado, a Açotubo firmou parceria com a STI Norland, empresa espanhola considerada uma das referências no segmento de energia solar, para fornecer peças estruturais dos trackers utilizados em diversos parques solares.

Expansão do setor

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que entre 2012 e março de 2021, houve investimentos privados superiores a R$ 41,5 bilhões na geração de energia solar fotovoltaica, o que revela que esta alternativa tem ganhado espaço nos últimos dez anos. E o modelo deve seguir em crescimento, de acordo as expectativas do mercado e a necessidade de produções mais limpas de energia.  

“O setor segue em plena expansão, em especial na geração de energia alternativa com destaque para a solar e a eólica. Para atender este segmento, o grupo tem efetuado diversos investimentos em modernização e ampliação das plantas, visando corresponder a alta demanda projetada, sem abdicar do atendimento nos campos em que já possui posição consolidada, como fundação de subestações e as torres de transmissão”, destaca Starling.

Para conhecer mais sobre a expansão, os serviços e os planos da Açotubo para este ano, continue acompanhando os próximos conteúdos do blog e também das redes sociais.

Palavras-chave: energia alternativa – setor – Açotubo