Retrospectiva: Veja os principais destaques da Açotubo em 2021

24/12/2021 | Eventos e Parcerias

O ano de 2021, por conta da pandemia, foi um dos mais desafiadores para vários setores da economia e exigiu muito empenho para a manutenção das operações e o atendimento às demandas dos segmentos em que o Grupo Açotubo atua. 

Neste sentido, a empresa, graças à dedicação de todos os colaboradores e parceiros e à confiança dos clientes, desenvolveu uma série de iniciativas para reforçar ainda mais a sua representação, entre elas, o desenvolvimento de tecnologias, a aquisição de maquinários e projetos de responsabilidade social e expansão de mercado. 

Confira as principais operações da empresa neste ano:

Investimentos – Entre as ações, estão os investimentos superiores a R$ 15 milhões, em áreas de Soluções Integradas e equipamentos de Protensão para atender clientes de setores como o de placas fotovoltaicas, além da aquisição de novos maquinários, entre eles:laser chapa, dobradeira, máquinas de serra fita, de solda, de corte à disco e esmirilhadeiras.

Tecnologia – Com desenvolvimento do sistema SIGA 360+, ferramenta criada pela equipe de TI do Grupo, que otimizou a performance e o relacionamento do time de vendas, a Açotubo foi reconhecida como uma das 100 empresas mais inovadoras em TI, pelo IT Fórum. Além disso, a Tecnologia OCR e o sistema de Canhoto Digital Comprovei, trouxeram mais segurança para a empresa e clientes nos serviços de logística com o registro digital de dados e rastreamento de rotas, respectivamente.

Parcerias – O segundo semestre teve como destaque a expansão de mercado com duas fusões importantes para o futuro das operações do Grupo. A assinatura de contrato entre a Incotep e a peruana SPG (Systemas de Perfuracion y Geotecnia) possibilitando a expansão dos serviços na América Latina, principalmente na Colômbia.

Já a criação da joint venture VTI (Vallourec Tubos para Indústria), fruto da união entre a Divisão de Trefilados e Peças da Açotubo com a Unidade de Tubos Trefilados e Perfilados da Vallourec, permitindo a ampliação do portfólio de produtos e a atuação em setores industriais, com a fabricação de tubos e sistemas tubulares.

Responsabilidade Social – O setor desenvolveu, ao longo do ano, parcerias com 22 projetos sociais com diferentes atuações em termos de assistência social, incluindo ações no Dia das Crianças e Natal. Os apoios contaram com a participação e engajamento dos colaboradores. Além disso, patrocinou a tradicional Corrida Graac

Eventos – A Açotubo e a Incotep marcaram presença em eventos on-line e presenciais para levar conhecimento aos profissionais de diferentes mercados. Dentre eles: 5º CBT, Geobase, Indústria Experience, Fenasan, Abimaq, CBMR, além de promover os eventos beer e wine – realizados em formato virtual, para reforçar o relacionamento com os clientes.  

Colaboradores – Além dos cursos on-line disponibilizados na Universidade Açotubo, plataforma de capacitação para os funcionários, a empresa também promoveu palestras para reforçar os cuidados com a saúde e bem-estar, como as iniciativas de Outubro Rosa e Novembro Azul. 

Stock Car – Como o incentivo ao esporte faz parte do DNA da empresa, a Açotubo firmou parceria com o Piloto da Stock Car Julio Campos da equipe Lubrax e juntos desenvolveram algumas ações de relacionamento que seguiram todo os protocolos de cuidados sanitários. Devido ao sucesso, a patrocínio será estendido em 2022.

Estas e outras ações que marcaram o ano da Açotubo foram divulgadas no blog mensalmente. Não deixe de conferir! O próximo ano promete novas conquistas.