News

Dia da Indústria: A presença do aço no setor

Mídia 24.05.2019

Dia da Indústria: a presença do aço no setor

Em homenagem a Roberto Simonsen, um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), amanhã dia 25 de Maio é celebrado o Dia da Indústria. O empresário, considerado patrono da Indústria Nacional, faleceu dia 25 de maio de 1948 e teve um papel fundamental para a consolidação do parque industrial brasileiro e a evolução do setor. Segundo dados divulgados em 2017 pela Confederação Nacional da Indústria e pelo Instituto Aço Brasil, somente a indústria do aço brasileira estava distribuída em 10 Estados e a capacidade instalada era de 50,3 milhões de toneladas do material bruto por ano.

De acordo com informações divulgadas em março de 2019 pela Confederação Nacional da Indústria, o segmento industrial como um todo representa 22% do PIB do Brasil, respondendo por 49% das exportações, 67% da pesquisa e desenvolvimento do setor privado, e por 32% dos tributos federais, exceto receitas previdenciárias. Além da produção do aço ser uma atividade que está inserida no ramo industrial, o material também está presente em outros segmentos que fazem parte do setor.

Na indústria agrícola, o aço está presente em todos os equipamentos que permitem o cultivo e a colheita, assim como no processo de armazenagem e transporte, e no setor de energia é utilizado na estrutura de usinas nucleares, hidrelétricas e termelétricas, também fazendo parte de equipamentos. No setor alimentício, o aço inoxidável garante que nenhum gás corrosivo ou produto químico vaze e altere a qualidade, consistência e sabor de bebidas e alimentos.

O Grupo Açotubo tem orgulho de fazer parte do setor que possui grande importância para a economia brasileira.

#grupoacotubo #acotubo #diadaindustria #industria #25demaio

Fontes: Site Portal da Indústria, Site FIESP, Relatório “A indústria do aço no Brasil” da Confederação Nacional da Indústria e do Instituto Aço Brasil, e Portal HD Technology