News

Conheça quais são os tipos de aço

Blog 01.04.2019

Conheça quais são os tipos de aço

Há um número grande de formas e tipos de produtos de aço. Além de ser composto por ferro e carbono, que são matérias-primas abundantes na natureza, é um produto que pode ser utilizado na construção civil, indústria, fabricação de eletrodomésticos, veículos, materiais de cozinha e etc. Os diferentes tipos de aço são:

Aços Carbono: São os produtos que têm apenas a junção entre ferro e carbono, nesse tipo de aço, normalmente existem elementos residuais como: manganês, fósforo ou silício, mas as quantidades não são suficientes para alterar suas propriedades.

Aços Ligados / Especiais: São aços que além de ferro e carbono possuem outros elementos em proporções significativas, que podem alterar as propriedades químicas ou mecanismos do material. São utilizados para aumentar a dureza e a resistência mecânica ou química do aço ou para conferir-lhe outras propriedades que sejam interessantes para sua aplicação.

Aços Construção Mecânica: São aços ao carbono e de baixa liga para forjaria, rolamentos, molas, eixos, peças usinadas, etc.

Aços Ferramenta: Aços de alto carbono ou de alta liga, destinados à fabricação de ferramentas e matrizes, para trabalho a quente e a frio, inclusive aços rápidos. Caracterizam-se por ter elevada dureza e por manterem as propriedades de resistência mecânica mesmo sob elevadas temperaturas.

Fontes: Aço Brasil e Infomet
#grupoacotubo #acotubo #aco #tiposdeaco #acocarbono #acoinox