News

30 de abril: o Dia do Ferroviário

Novidades 30.04.2019

30 de abril: o Dia do Ferroviário

Há 165 anos era inaugurada a hoje conhecida como Estrada de Ferro Mauá, a primeira linha ferroviária do Brasil construída pelo empreendedor Irineu Evangelista de Sousa, o barão de Mauá. O marco histórico deu início a uma revolução dos transportes territoriais brasileiros, e é por isso que hoje se comemora o Dia do Ferroviário, o profissional que trabalha nas estradas de ferro.

A implantação de ferrovias no país era, de início, para transportar as commodities brasileiras em direção aos principais portos nacionais e, portanto, são reflexos do momento histórico que vivia o Brasil, onde o desenvolvimento econômico predominante era a agroexportação. No passado, a expansão das ferrovias contribuiu para o crescimento do país e, mesmo que atualmente sofram de forte concorrência de outros modais, possuem grande importância. A cada dia surgem inovações no setor, como locomotivas a diesel e trens de alta velocidade.

No passado, ferroviários enfrentaram diversos problemas relacionados ao trabalho, como o descumprimento de contratos, porém lutaram por melhores condições, trazendo um legado de força para a profissão; as ferrovias colaboraram para a constituição de uma classe politicamente consciente. Movimentando as cidades através da atuação, contribuindo com a produção e o comércio de bens e serviços nos locais onde se instalaram, e incentivando o trabalho livre, os profissionais que trabalham em estradas de ferro possuem uma importância histórica e que permanece até os dias atuais.

O Grupo Açotubo deseja parabéns a todos os ferroviários!

#ferroviário #transporte #grupoacotubo #acotubo

Fontes: Portal da Memória – OAB SP, Portal UOL, Site Museus Ferroviários, Blog Para entender a história, Artigo “Transporte Ferroviário no Desenvolvimento do Brasil: os corredores ferroviários bioceânicos” e Tese de doutorado “A importância geoeconômica das estradas de ferro no Brasil”