News

Dia Nacional da Pizza: paixão pela massa

Novidades 10.07.2019

Dia Nacional da Pizza: paixão pela massa

Em 1985, por conta de um concurso em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de pizza de muçarela e marguerita, o então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, percebendo o sucesso do evento, instituiu oficialmente 10 de julho como o Dia Nacional da Pizza, mesma data do encerramento do concurso. Paixão nacional, hoje existem os mais variados sabores para agradar diversos paladares.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a pizza não foi totalmente criada na Itália. Os egípcios desenvolveram uma massa que resultava da mistura da farinha e água, e a receita passou por diversos períodos históricos, evoluindo até os dias atuais. A principal hipótese de como a ancestral da pizza chegou à Itália diz que durante o século XI o pão turco, que parecia como um pão sírio, redondo, chato e coberto com carne de carneiro e iogurte fresco, foi levado para o porto italiano de Napóles, onde foi sendo aperfeiçoado com trigo e coberturas como o queijo.

Segundo dados de 2018 da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, só no ano passado, o Brasil produziu 1 milhão de pizzas por dia, sendo que 572 mil eram consumidas no estado. Os brasileiros gastaram mais de R$ 22 bilhões com o prato no mesmo período, o que ratifica o quanto a pizza é considerada.

Os objetos feitos de aço auxiliam no processo de produção do alimento e no consumo do mesmo. Atualmente, existem fornos de pizza que são feitos de aço inox, além de pás, bandejas e formas , sem contar talheres como facas e garfos.

O aço inox está muito presente na indústria alimentícia, pois, além da facilidade de limpeza, é resistente à corrosão e às altas temperaturas. É durável, econômico e não interfere no sabor dos alimentos.

 

O Grupo Açotubo deseja um feliz Dia Nacional da Pizza!

#pizza #grupoacotubo #acotubo #10dejulho #amopizza

 

 Fontes: Portal Correio Gourm@nd, Site A Origem das Coisas, Site Superinteressante, Portal G1 e Blog Tanque de Aço Inox.