News

Mês de abril traz a comemoração do aço brasileiro

Novidades 09.04.2019

Mês de abril traz a comemoração do aço brasileiro

Há 78 anos no Brasil, o então presidente Getúlio Vargas, que liderava o país no período Estado Novo, assinava o decreto para a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, o que causou uma grande mudança na história da industrialização de um país com uma economia predominantemente agrícola. Fundada dia 9 de abril de 1941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano brasileira. Por isso é comemorado nesta data o Dia Nacional do Aço.

O país começou a construir a usina na cidade de Volta Redonda (RJ) com créditos de bancos estrangeiros, e em 5 anos estava pronta, passando a atrair migrantes de vários Estados e que, com o tempo, contribuiu para que a produção de aço nacional evoluísse. Privatizada em 1993, hoje a empresa continua sendo uma grande produtora do material.

A produção brasileira de aço bruto somou 2,9 milhões de toneladas em janeiro deste ano, segundo o Instituto Aço Brasil, e apesar de não estar na relação dos cinco maiores produtores globais, com 34,735 milhões de toneladas produzidas no ano passado, o Brasil é líder na América Latina.

Importante para setores como construção, mineração, agricultura, entre muitos outros, o aço é um produto de uma das indústrias mais importantes para o desenvolvimento da economia brasileira, e a Açotubo sente-se honrada por atuar neste segmento, trabalhando para garantir excelência nos processos e se dedicando a cada projeto.

Fontes: Site Companhia Siderúrgica Nacional, Site Estadão, Site Agência Brasil e Site Instituto Aço Brasil

#grupoacotubo #acotubo #aco #diadoaco