News

Tipos de Aço Inox e onde são aplicados

Novidades 28.05.2019

Tipos de aço inox e onde são aplicados

Apesar de todos possuírem cromo na composição, existem tipos diferentes de aço inox, e cada um possui uma composição e características próprias e aplicabilidades diferentes. Os principais tipos de aço inox são chamados de austeníticos, ferríticos e martensíticos.

Austeníticos (tipos 304, 304L, 316 e 316L): possuindo 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de níquel, apresentam alta ductilidade, ou seja, flexibilidade que permite facilidade para se trabalhar com o material, além de possuírem bom desempenho em soldagem. Os aços inox austeníticos não são magnéticos e são os mais utilizados por apresentarem boa resistência à corrosão.

São utilizados para fins estruturais, em equipamentos para a indústria alimentícia, aeronáutica, petrolífera, hospitalar, na fabricação de pias e cubas, utensílios domésticos, entre outros.

Ferríticos (tipos 430, 409, 439 e 441): sendo magnéticos, os aços inox ferríticos possuem de 11% a 20% de cromo e menos de 0,08% de carbono. Apresentam fácil conformação e boa soldabilidade e resistência à fadiga térmica, ou seja, bom desempenho quando acontecem ciclos de variações de temperatura.

Os aços inox ferríticos são aplicados na construção civil, na arquitetura, em usinas de açúcar, na indústria química e petroquímica, em sistemas de exaustão de gases em motores de explosão e estampagem em geral, em carros ferroviários, vagões, ônibus, vigas para pontes, e etc.

Martensíticos (tipo 420 e 410): contendo 12% a 18% de cromo e 1% a 1,5% de carbono, são magnéticos e pouco soldáveis. Os aços inox martensíticos apresentam alta dureza e resistência ao desgaste.

São usados na cutelaria, em instrumentos hospitalares, odontológicos e cirúrgicos, em áreas de mineração e siderurgia, além de estarem presentes em lâminas de corte, disco de freios, entre outros.

O Grupo Açotubo trabalha com estes três tipos de aço inox e atualmente fornece, principalmente, aos setores de construção civil, bens de capital, sucroalcooleiro, petroleiro, químico e alimentício.

De acordo com o gerente comercial responsável pela divisão de aços inoxidáveis Matriz do Grupo Açotubo, Gilberto Valverde, além da composição e das características de cada tipo de aço inox, a forma dos materiais influencia na aplicabilidade.

“De acordo com o diâmetro e espessura das paredes dos tubos, é possível calcular a pressão de trabalho suportável e a vazão mássica e volumétrica. O Grupo Açotubo possui laboratório próprio de análises mecânicas, onde são realizados testes como ensaios de dureza”, diz Valverde.

Conheça nossa linha completa de Aço Inox – https://acotubo.com.br/produtos/aco-inox/

#somosinox

#somosdoaco

#somosgrupoacotubo