News

Você sabia que o aço inox foi criado sem querer?

Novidades 14.01.2019

Você sabia que o aço inox foi criado sem querer?

Para essa pergunta existem duas narrativas. No início do século passado, o metalurgista britânico Harry Brearley criou, de forma despretensiosa, o que hoje conhecemos por aço inox. Os fabricantes de armas europeus haviam solicitado para que Brearley criasse uma liga mais resistente ao desgaste, pois o interior dos canos das armas se esfarelava com a explosão interna dos gases. O metalurgista misturou metais em diversas doses até perceber que uma liga não sofria corrosão por oxigênio, logo, sem enferrujar.

Brearley tinha a pretensão de chamar sua criação de Rustless Steel (Aço Antiferruginoso), porém o diretor da firma de cutelaria R. F. Mosley, Ernest Stuart, encarregado dos testes finais, preferiu a denominação Stainless Steel (Aço Inoxidável) após mergulhar o material numa solução de vinagre. O nome vingou.
Satisfeito com seu trabalho, ele solicitou uma patente nos EUA em 1915, quando descobriu que o pioneiro da indústria automóvel, Elwood Haynes, já tinha feito isso. A maioria das pessoas continuam a acreditar que Brearley realmente foi o primeiro a aparecer com o aço inoxidável, mas a realidade é que Haynes também fez algo de sua autoria. Na verdade, nenhum deles sabia sobre o outro.

Fontes: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-inventado-o-aco-inox/
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/14285/hoje+na+historia+1913++harry+brearley+inventa+o+aco+inoxidavel.shtml
Imagem: Fundo vetor criado por macrovector – br.freepik.com