Grupo Açotubo conquista, pela segunda vez, reconhecimento de inovação no Prêmio IT Forum

07/03/2024 | Produtos e Serviços

Recentemente, o Grupo Açotubo conquistou o reconhecimento no Prêmio IT Forum “As 100+ inovadoras no uso de T.I em 2023”, que avalia as ações de inovação de players de diferentes setores que são referência no mercado nacional. Desta vez, com um projeto de modernização do setor de logística, que envolve tanto a entrega quanto a retirada de produtos e equipamentos na matriz.

Pela segunda vez, a companhia é premiada pela iniciativa. A primeira foi em 2021, com a plataforma Siga 360+.  

Renato Vellani Gomes, gerente de Tecnologia de Informação (TI) da empresa, explica que o projeto, apresentado no ano passado pela equipe, foi elaborado em quatro etapas visando melhorar a eficiência das operações e contribuiu com resultado positivo da pesquisa NPS realizada no fim de 2023, em que obteve índice de 83% de satisfação dos clientes. 

“O primeiro passo foi automatizar o processo de cotação que antes era manual, agilizando orçamentos com parceiros responsáveis pelo frete. O segundo, foi a implementação de um sistema de agendamento, em que é possível acompanhar cada fase dos pedidos, da entrada à finalização, além de possibilitar a marcação de data e horário para cada retirada de produto na matriz”, conta o gestor.

Sobre os dois últimos passos o profissional destaca, “o terceiro, envolve a criação de um QR Code, após o agendamento, para agilizar a identificação do motorista na guarita da empresa, onde estão as informações de cliente, condutor, encomenda e veículo. Após a verificação de acesso, a tecnologia também traça a rota estratégica e objetiva para cada retirada. Por último, o processo envolve o envio de todas essas informações para o coletor logístico carregar o veículo e a balança aérea faz a verificação do peso, garantindo a segurança do procedimento para todos os envolvidos”.

Além do novo projeto de logística facilitar a rotina de transporte, é integrado às operações com outras divisões da empresa, gerando sustentabilidade com a eliminação do uso de papel, menos tempo de espera e muitos outros benefícios.

“Estamos em busca do 100% de aprovação dos nossos clientes. E já tivemos um salto muito grande de satisfação pelo que temos recebido nas avaliações. Esse é um projeto que teve início em 2021 e foi totalmente implementado em 2023”, finaliza Renato Vellani Gomes.

A novidade e a conquista do reconhecimento refletem o esforço do Grupo Açotubo quando o assunto é Melhoria Contínua. Para conhecer outras iniciativas da empresa, siga também as redes sociais.