Por dentro da Açotubo: conheça o departamento de Recursos Humanos

06/10/2022 | Eventos e Parcerias

Neste mês, a série Por Dentro da Açotubo traz uma entrevista com Miriam Barbaroto Silva, gerente executiva de Recursos Humanos, Jurídico e Responsabilidade Social, sobre como funciona o departamento de RH do Grupo, que conta, atualmente, com equipe de 50 funcionários, responsável por processos administrativos, ações internas e externas e atendimentos aos cerca 900 colaboradores, incluindo matriz e filiais.

Confira abaixo:

1. Como funciona a rotina de trabalho do setor de Recursos Humanos?

Míriam Barbaroto Silva (MBS) – O setor de Recursos Humanos tem como rotina promover e garantir o atendimento aos colaboradores, na área de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO), que desenvolve ações de treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, onboarding, endomarketing / comunicação interna, ciclo de performance e desempenho, pesquisa de clima e campanhas sociais;

Já no campo das Relações Trabalhistas e Sindicais (RTS), desempenhamos funções de administração pessoal, saúde e segurança do trabalho, remuneração e benefícios, serviços de alimentação, transporte e facilities. 

Tem também o trabalho voltado para Business Partner, responsável por projetos especiais voltados à promoção da qualidade de vida, melhorias e digitalização dos processos de RH, etc. 

Trabalhamos de segunda à sexta em jornada de 44 horas semanais.

2. Como a área tem atuado no desenvolvimento de iniciativas para promover o bem-estar dos colaboradores? Quais foram as principais ações deste ano?  

MBS – Pensando na saúde e no bem-estar dos nossos colaboradores, estamos promovendo um programa de qualidade de vida, direcionado à saúde física e mental. O pilar de saúde física tem acompanhamento de médico, nutricionista e educador físico e duração de 6 meses. Já o de saúde mental, foi iniciado com a liderança e seguirá para os próximos níveis a partir de 2023. 

3. Em termos de tecnologias, quais são as principais ferramentas utilizadas pelo setor? Como funciona cada uma? 

MBS – Contamos com tecnologias como osistema de ERP (Apdata), utilizada para processamento das rotinas de administração de pessoal e encargos sociais; o sistema AçoApp, para otimização das assinaturas eletrônicas dos colaboradores; o sistema operacional, para gestão de segurança e medicina do trabalho (SOC); o Business Intelligence (BI), para análise dos indicadores da área; o sistema Siga Comissões, utilizado para regras e cálculo das comissões de vendas; o Umani, voltado para avaliações de desempenho; o Gupy, para otimização de abertura de vagas; e a Universidade Açotubo, plataforma para treinamentos internos.  

4. A Universidade Açotubo é um dos pilares do Grupo para estimular a constante capacitação dos colaboradores. Como os conteúdos são desenvolvidos e selecionados? Tem parcerias com instituições de ensino?

MBS- O objetivo da nossa Universidade é complementar estrategicamente o conhecimento dos colaboradores e promover oportunidades de aprendizagem que ofereçam suporte para a empresa atingir seus objetivos. Com base na estratégia desenhada para o ano, anualmente adquirimos novos títulos de desenvolvimento voltados para soft skills, além de desenvolver cursos técnicos, específicos dos nossos produtos, com parceiros de mercado. 

A Universidade Açotubo contempla, atualmente, 28 Trilhas de Aprendizagem, 4 delas voltadas ao projeto Conexão 48+, e mais de 65 cursos on-line, que podem ser acessados pelo computador, smartphone e aplicativo dedicado.

5. Além da Universidade Açotubo, quais outras iniciativas podem ser destacadas?

MBS – Por conta da expansão para a América Latina, desenvolvemos parceria com uma escola de idiomas para disponibilizar o curso de espanhol, em que foram selecionados, inicialmente, 28 colaboradores da empresa. Além disso, entre os dias 05 e 10 de outubro, faremos um workshop de liderança para mais de 100 gestores, trabalhando temas como empatia e processo de feedback autodirigido.

6. Há atendimento psicológico aos colaboradores? Como é feito o acompanhamento?  

MBS – Demandas relacionadas ao atendimento psicológico são encaminhadas para um espaço externo, em parceria com o Plano Médico, e o acompanhamento da evolução dos casos é realizado por nosso médico do ambulatório. 

7. Como a empresa tem remodelado seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais móveis? 

MBS – Um dos objetivos de RH é a digitalização dos processos. Dentre os já digitalizados, destaco a assinatura eletrônica dos espelhos de ponto, recibo e aviso de férias, entrega de EPI’s com assinatura via biometria, termo de concessão de bolsa de estudos, recrutamento e seleção, visualização do recibo de pagamento e entrega das cestas básicas, através de QR Code. Em processo, temos o onboarding.

Acredito que vale mencionar também que, atualmente, os colaboradores acessam as informações da empresa e de RH via o AçoApp do próprio celular. Além disso, nossos canais de comunicação com os colaboradores hoje são todos digitais em grupos de whatsapp, AçoAPP, intranet, Universidade Açotubo, e-mail, Microsoft Teams.

8. Quais foram os benefícios identificados?  

MBS – Agilidade na busca por informações, padronização de processos, acesso à Universidade Açotubo, atendimento digital aos colaboradores das filiais e segurança na guarda dos documentos e na qualidade das informações.

9. De que maneira estão trabalhando a cultura organizacional para lidar com essas questões com todos os stakeholders (conselho, fornecedores, colaboradores)? 


MBS – A cultura organizacional está sendo trabalhada com todos os colaboradores através do nosso Comitê de RH e Compliance. Este ano, lançamos o projeto Conexão 48+, voltado para a cultura empresarial, com o objetivo de fortalecer os valores da empresa, e preparar os colaboradores para o futuro.

10. Que dicas você daria para quem já trabalha ou pretende atuar na área de Recursos Humanos?

MBS – Para trabalhar em RH é importante que o profissional esteja aberto a mudanças, busque entender o ramo de atuação da empresa no qual está inserido, para se tornar um parceiro real do negócio. É imprescindível estar disposto a aprender e buscar novas tecnologias e, acima de tudo, conduzir os processos de forma humanizada

Para conhecer mais setores da empresa acompanhe as próximas entrevistas do Por Dentro da Açotubo neste espaço e siga também as redes sociais.