As parcerias foram movimentos importantes na trajetória de 50 anos do Grupo Açotubo, já que contribuíram para o crescimento da empresa em nível nacional e internacional.
Neste capítulo, relembramos a parceria com a francesa Vallourec, líder em soluções tubulares, que resultou na joint venture Vallourec Tubos para Indústria (VTI) e possibilitou a ampliação dos negócios no mercado industrial e de peças, com operações de trefilagem com capacidade anual entre 60 e 70 toneladas de tubos – com e sem costura – e processos de corte e dobra e peças.
Após as negociações, iniciadas entre representantes da multinacional e fundadores da Açotubo, o acordo se concretizou em 2021. A época correspondeu aos anos iniciais de administração da segunda geração.
Com isso, a empresa passou a operar em Minas Gerais, reunindo também duas plantas em São Paulo e mais de 500 colaboradores. A divisão societária ficou com 75% para a Vallourec e 25% para a Açotubo em participações, sendo toda a gestão feita completamente pela Vallourec.
“A apresentação da VTI ao mercado se deu em outubro daquele ano e foi fruto de conversas que já vinham sendo realizadas pela primeira geração da Açotubo. A joint venture tem operações em Minas Gerais e em São Paulo para o atendimento em nível nacional.”, revela Bruno Bassi, CEO do Grupo Açotubo.
A parceria entre as duas empresas tem como objetivo melhorar o atendimento à indústria em geral, especialmente nos segmentos de automóveis, energia, máquinas e equipamentos industriais. Assim, a unidade de Tubos Trefilados e Perfilados Vallourec e a Divisão de Tubos Trefilados e Peças do Grupo Açotubo, juntas, oferecem uma operação ágil e dinâmica.
A joint venture é um dos avanços importantes na história do Grupo que, atualmente, conta com cinco unidades de negócio: tubos e aços carbono, conexões e linha Fire, aços inoxidáveis e soluções integradas, além da Incotep (Sistemas de Protensão e Ancoragem).
Conheça mais sobre a Série 50 anos no blog e na edição especial de podcast. Para acompanhar mais novidades, siga as redes sociais.