“Nosso objetivo é deixar um legado positivo para as próximas gerações”, conta Larissa Bassi

16/01/2025 | Institucional

Série 50 anos 

Em mais uma entrevista da Série de 50 anos sobre a segunda geração administrativa do Grupo Açotubo, Larissa Bassi, HR Business Partner de Recursos Humanos, aborda o trabalho que tem sido realizado para a manutenção e o fortalecimento de um dos valores da empresa: o cuidado com as pessoas. 

Na conversa, reproduzida abaixo, a executiva destaca os desafios e as iniciativas recentes do departamento de Recursos Humanos. Confira: 

1. Larissa, como foi o início da sua jornada profissional na Açotubo?

Larissa Bassi

“Sempre digo que a minha jornada começou nas visitas que eu fazia à empresa, que aos poucos foram despertando o meu interesse pelo negócio. Formalmente, ingressei em 2014, após concluir minha formação em direito. 

Atuei no departamento Jurídico por seis anos, onde busquei transformar a área em uma parceira estratégica, com foco em recuperação de crédito, análises contratuais e ações preventivas trabalhistas. 

Em 2021, migrei para o RH como Business Partner, onde meu objetivo principal é cuidar das pessoas, promovendo bem-estar físico, mental e financeiro e o desenvolvimento do nosso time, além de trabalhar a cultura organizacional.”

2. Como sua formação em direito contribui para a sua atuação no RH?

Larissa Bassi

“A formação em direito trouxe habilidades que aplico diariamente, como pensamento crítico, análise de cenários e desenvolvimento de estratégias. Essas competências ajudam a implementar projetos voltados para as pessoas e a lidar com as complexidades operacionais. 

Além disso, minha experiência na área trabalhista também contribui para as análises do ambiente corporativo e da importância de ações preventivas. Já a habilidade de negociação tem sido fundamental para o trabalho na linha de frente de atendimento e de desenvolvimento de soluções integradas para o setor de RH.”

3. Quais iniciativas recentes têm sido desenvolvidas para colaboradores da empresa?

Larissa Bassi

“O cuidado com as pessoas é uma lição que vem dos fundadores, que sempre enfatizaram a importância de impactar positivamente todas as famílias envolvidas no Grupo.

Atualmente, com cerca de 950 colaboradores, ampliamos as iniciativas por meio de programas de saúde, treinamentos, bolsas de estudo e projetos de responsabilidade social. 

Criamos, por exemplo, a Academia de Lideranças em parceria com uma instituição de ensino de negócios de ponta, que já capacitou mais de 130 líderes.” 

4. Como o ESG e o Compliance caminham juntos no Grupo Açotubo?

Larissa Bassi

“Essas duas frentes estão profundamente integradas em nossa Cultura. Embora algumas práticas já fizessem parte do Grupo antes de serem regulamentadas, como o canal de diálogo com os colaboradores, por exemplo, estamos sempre atentos às exigências de Compliance para garantir uma operação ética e sustentável. 

Nossa visão de longo prazo nos motiva a implementar projetos que equilibram desempenho econômico, governança e responsabilidades social e ambiental.”

5. Quais são os próximos passos do Grupo Açotubo em termos de gestão de pessoas e ESG?

Larissa Bassi

“Continuaremos focados no desenvolvimento das lideranças, no fortalecimento dos programas de bem-estar e no aumento das parcerias sociais. 

Além disso, queremos aprofundar nossas políticas de ESG, alinhando ainda mais os nossos processos às melhores práticas globais, sempre com o objetivo de deixar um legado positivo para as próximas gerações.”

Para conhecer mais sobre o trabalho da Açotubo e o mercado de distribuição de aço, continue acompanhando as publicações do blog e siga as redes sociais