Neste ano, um novo equipamento passou a fazer parte do parque operacional da Açotubo: a rebobinadeira. A novidade reforça a modernização do parque industrial com foco em automação. O investimento foi de R$ 5 milhões.
Instalado na matriz, em Guarulhos/SP, o maquinário traz uma série de vantagens para a empresa e também para seus clientes, já que amplia o portfólio de soluções, incluindo cortes em bobinas de diferentes tamanhos. Consequentemente, o equipamento resulta no atendimento a novos segmentos.
Para saber mais sobre a novidade, confira a entrevista abaixo com Rafael Rodrigues Correia, gerente nacional de Planos da área de Aço Inox, e José Sebastião Nardi Junior, gerente de Operações e Logística.
Raphael Rodrigues Correia – O objetivo deste equipamento é fornecer bobinas conforme o tamanho solicitado, visando maior aproveitamento do material. Com ele, oferecemos mais soluções para os clientes, ampliamos a participação em segmentos já atendidos e otimizamos nosso processo operacional interno.
Raphael Rodrigues Correia – São vários os segmentos. Entre eles, estão os de bens de capital, metalmecânico e implementos rodoviários.
José Sebastião Nardi Junior – O investimento foi de aproximadamente R$ 5 milhões, valor que reflete não apenas o custo do maquinário, mas também o empenho da Açotubo em ampliar sua capacidade produtiva e sua eficiência operacional.
O equipamento é de fabricação nacional, o que, além de reduzir custos logísticos e prazos de entrega, fortalece a cadeia produtiva local e facilita o acesso a suporte técnico e peças de reposição.
José Sebastião Nardi Junior – As principais vantagens obtidas com a entrada em operação da nova rebobinadeira, como mencionado anteriormente, estão relacionadas à ampliação do portfólio e ao ganho de eficiência operacional.
A capacidade de processamento de bobinas de até 6,35 mm de espessura permitiu à Açotubo ingressar em um segmento no qual antes não atuava, viabilizando a comercialização do componente cortado sob medida, conforme as especificações de cada cliente. Essa flexibilidade aumenta a aderência aos requisitos de diferentes setores, como o de metalurgia pesada, o automotivo e o de equipamentos industriais.
Outro benefício relevante é a maior velocidade no processo produtivo, que resulta em redução de prazos de entrega e melhor aproveitamento dos ciclos de produção, elevando a capacidade de atendimento.
O equipamento reforça ainda mais a precisão e a padronização no acabamento das bobinas, reduzindo desperdícios e retrabalhos, fatores que contribuem diretamente para a competitividade de custos.
Esse conjunto de vantagens reforça o posicionamento da Açotubo como fornecedora de soluções de maior valor agregado e fortalece sua capacidade de competir em mercados de maior exigência técnica e operacional.
José Sebastião Nardi Junior – Sim, o equipamento já está totalmente integrado à tecnologia de monitoramento operacional. Sua performance é acompanhada em tempo real, por meio de sensores embarcados que coletam dados de produtividade, disponibilidade e qualidade. Essas informações são processadas e analisadas via software, permitindo o cálculo contínuo do OEE (Overall Equipment Effectiveness – Eficiência Global do Equipamento), métrica essencial para identificar gargalos, otimizar o uso da máquina e maximizar a rentabilidade do investimento.
O acompanhamento é realizado tanto pela equipe industrial, que utiliza os indicadores para avaliar tendências, prever necessidades de manutenção preventiva e ajustar parâmetros produtivos. A integração ao nosso sistema de monitoramento viabiliza também a emissão de relatórios gerenciais e dashboards, facilitando a tomada de decisão com base em dados objetivos e atualizados.
Outro ponto importante é que o sistema permite comparar a performance do novo equipamento com os demais maquinários da planta, possibilitando o balanceamento da produção e maior previsibilidade nos prazos de entrega. Assim, além de melhorar a eficiência operacional, a integração com a tecnologia reforça o controle sobre custos de manutenção e assegura maior confiabilidade no atendimento das demandas dos clientes.
Acompanhe as novidades da Açotubo também nas redes sociais.