A história da Açotubo é marcada pela atuação de profissionais com muita visão de negócios e conhecimento do setor siderúrgico. Alguns deles foram apresentados no início da série de 50 anos, como Claudio Nemézio da Silva e Orânio Domingues, que muito contribuíram nos anos iniciais da companhia.
Outro nome também ganhou destaque nas quase cinco décadas do Grupo: Francisjones Marino Lemes. O engenheiro mecânico construiu uma trajetória de sucesso no Grupo e teve papel fundamental no desenvolvimento do portfólio de produtos da Divisão de Soluções e na fundação da Incotep, empresa que atua no desenvolvimento e comercialização de sistemas de protensão e ancoragem usados em aplicações geotécnicas e estruturais. Ele, inclusive, foi gerente-executivo nas duas áreas.
Com experiência na companhia e considerado um profissional com visão de mercado e para os negócios, Francisjones passou pelas áreas técnica, comercial, qualidade e industrial e participou do início da operação de Trefilados.
Como legado, além de contribuir para a ampliação do Grupo Açotubo, ajudou na formação de diversos profissionais da empresa, graças à generosidade em ensinar, e deixou lições seguidas até hoje, como a persistência e vontade de vencer.
Em sua homenagem, a Açotubo batizou um dos departamentos da matriz com seu nome. Uma forma de registrar sua história.
No próximo conteúdo da série 50 anos da Açotubo, conheça outro fato que marcou a trajetória do Grupo.