Desde 2020, Bruno Bassi é o CEO do Grupo Açotubo. Com mais de duas décadas de experiência na empresa, o executivo tem, junto da equipe, preservado o DNA de comprometimento com o cliente, o atendimento de qualidade e a eficiência operacional, ao mesmo tempo em que impulsiona planos estratégicos de expansão e investimentos em tecnologia.
Conheça mais sobre o trabalho e os desafios do gestor na primeira de uma sequência de entrevistas com a segunda geração de lideranças do Grupo Açotubo, marcando o último capítulo da Série de 50 anos no blog.
Bruno Bassi — Sou engenheiro de produção mecânica, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Negócios, e, recentemente, concluí um MBA executivo. Essa trajetória também envolve outros cursos com CEOs.
Atualmente, participo do Programa CEOs Legacy, da Fundação Dom Cabral, com lideranças de todo o Brasil, voltado para reflexões de mercado e debates sobre os legados que podem ser construídos para as empresas e para a sociedade.
Em relação à minha trajetória profissional, comecei como auxiliar de manutenção e passei por outros setores. Em mais de vinte anos de empresa, trabalhei com desenvolvimento de produtos, nas coordenações das áreas de Engenharia e Qualidade, e gerenciei também a planta de tubos trefilados, que, desde 2021, faz parte da joint venture com a Vallourec, a VTI, até chegar ao cargo de CEO.
Bruno Bassi – No total, foram dez anos, aproximadamente. E identificamos que levaria esse tempo durante uma visita a uma empresa de administração familiar conhecida do mercado e que havia feito um processo parecido com o que planejávamos na época.
Começamos, de modo mais estruturado, com o Conselho Consultivo, em 2014. Foi um processo contínuo, que fluiu de forma natural e resultou na criação do cargo de CEO em 2020. Atualmente, os fundadores — primeira geração administrativa — ocupam os cargos de conselheiros da empresa e atuam na gestão de dois outros negócios do Grupo: a Tirreno Finanças e Negócios e a Trialle Incorporação e Construção.
Bruno Bassi — Os planos sempre têm como foco um conjunto de fatores, como: trabalhar de forma segura, o cuidado com os colaboradores, atender aos nossos clientes com excelência e manter a solidez da empresa buscando sempre resultados positivos.
Do ponto de vista de eficiência, atingimos, recentemente, 83% de satisfação na pesquisa NPS (Net Promoter Score). É um índice muito alto que envolve a satisfação do cliente e queremos elevá-lo ainda mais. É claro que ele é resultado da qualidade de todo o trabalho desenvolvido nas diferentes áreas da empresa — comercial, industrial e logística rápida e integrada — além do bom portfólio de produtos, entre outros fatores.
Estamos sempre atentos às possibilidades de inovação e melhoria de nossos processos internos e, para isso, temos programas de eficiência operacional e comercial, o que tem resultado em atendimento de excelência e, consequentemente, em expansão tanto no mercado nacional quanto por meio da internacionalização da empresa.
Bruno Bassi — Sobre digitalização, estamos sempre observando nossos fornecedores e clientes e acompanhando fóruns e podcasts ligados à inovação. Dessa forma, podemos também conhecer e absorver novidades que tenham a ver com o nosso momento de mercado e com o nosso negócio.
Investimos em tecnologia há muitos anos. Contamos com um sistema totalmente integrado aos processos operacionais, como, por exemplo, vendas e precificação, realizamos a digitalização de pedidos, reforçamos a cyber security para a segurança dos dados e também trouxemos outras melhorias, como automação e inovação para áreas industriais e de logística.
Vale destacar também que além da certificação ISO 9001, que contempla os métodos operacionais, temos a ISO 14001, sobre processos que reduzem o impacto ambiental. Ambas são importantes para as ações que desenvolvemos, porque reconhecem que todo o trabalho está adequado e a empresa está se posicionando de uma maneira sustentável e com compliance.
Bruno Bassi — Queremos ter uma empresa entre as melhores para se trabalhar. Valorizamos as pessoas (colaboradores) no centro de tudo — já que são elas que também estão ligadas a outro stakeholder importante, os nossos clientes —, por meio da proximidade, entendendo as necessidades e oferecendo as melhores soluções para cada um deles.
A questão de estar alinhado e comprometido com o foco do cliente é algo muito valorizado aqui. Por isso, reforçamos em todas as áreas da companhia que existe um cliente que precisa ser atendido.
Outro pilar importante é a digitalização, que dá mais fluidez para o cliente e nossas operações.
Não posso deixar de destacar também, como compromisso, a importância da busca contínua pela eficiência, considerando todos os envolvidos: colaboradores, sócios e acionistas trabalhando para o crescimento sustentável, resultados positivos e a diversificação dos negócios.
Quer conhecer mais sobre a trajetória do CEO Bruno Bassi e o trabalho no Grupo Açotubo? Acesse o episódio de podcast exclusivo da Série de 50 anos disponível aqui.
No próximo mês, novas entrevistas serão publicadas neste espaço. Confira!