Além do compromisso de oferecer aos clientes as melhores soluções e desenvolver operações com menor impacto ambiental, o Grupo Açotubo deu um passo importante para reforçar a atuação em alinhamento às agendas socioambiental e climática: a conquista da certificação ISO 14001. A norma internacional, voltada para o desenvolvimento de sistema de gestão ambiental, foi recebida em outubro desse ano.
Segundo Camila Varjão dos Santos, Supervisora do Sistema de Gestão Integrado da empresa, o processo de certificação exigiu o envolvimento de todos, “desde as adequações e os investimentos de todas as áreas até o engajamento das lideranças e conscientização dos colaboradores. O processo de atendimento aos requisitos da norma teve início em setembro de 2021”.
Dentre as iniciativas desenvolvidas no período estão a criação de indicadores ambientais, atualização das documentações do Sistema de Gestão, implantação do sistema de coleta seletiva, substituição dos copos plásticos por biodegradáveis, entrega de copos em aço inoxidável para os colaboradores e utilização de energia renovável nas filiais.
Nessa esfera de adequações, foi anunciada a instalação de placas fotovoltaicas nas unidades de Minas Gerais e Paraná e também o desenvolvimento da SIPATSMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde e Meio Ambiente), que contou com palestras, intervenções teatrais e atividades em prol da saúde para engajar colaboradores na prevenção de acidentes e conscientização ambiental.
Em termos de capacitação e atualização profissional foram desenvolvidos treinamentos na norma ISO 14001 e outros como “Conscientização de gestão de produtos químicos e gestão de resíduos sólidos”, “Levantamento de aspectos e impactos ambientais” e “Gestão de mudanças”, além do processo de formação de auditores internos.
Camila acrescenta que alguns resultados já são perceptíveis como a redução de 13% no consumo de energia e de 50% em copos descartáveis. “A conquista da Certificação ISO 14001 representa a preocupação que o Grupo Açotubo tem com a preservação do meio ambiente e o seu legado para as próximas gerações. Essa conquista promoverá a expansão de mercado e aproximação de clientes com a mesma preocupação ambiental”.
Para destacar os impactos positivos das mudanças a empresa tem desenvolvido projetos como o de eficiência energética, de energia renovável, o inventário de GEE (gases de efeito estufa) e estudo de captação de água pluvial para reúso.
“Os critérios de adequação dos fornecedores também foram revisados em conformidade com a norma ISO 14001. Nesse primeiro momento, a intenção é influenciar os provedores externos quanto a proteção do meio ambiente e ciclo de vida do produto. A partir de 2023 abordaremos os aspectos relacionados ao ESG”, finaliza Camila.
Conheça outras iniciativas da Açotubo seguindo também as redes sociais