No dia 08 de outubro, o Grupo Açotubo recebeu uma visita especial: jovens do Programa Alicerce da ONG Olhar de Bia estiveram na matriz, em Guarulhos (SP), para conhecer as instalações e o trabalho — que envolve a distribuição de componentes de aço, as áreas industriais da Incotep e as Soluções Integradas —, além da trajetória da marca, que tem mais de cinco décadas de atuação no mercado nacional.
A iniciativa reforça a parceria da empresa com a instituição e também o seu compromisso social no apoio a projetos educacionais. A programação contou com um bate-papo inspirador entre os participantes, o CEO Bruno Bassi, Miriam Barbaroto (gerente-executiva de Recursos Humanos, Jurídico e Responsabilidade Social), o corpo diretivo e os sócios-fundadores do grupo. O encontro aconteceu no auditório da empresa.
Participaram da recepção Fernando Del Roy (diretor de Marketing, Suprimentos e Inteligência de Mercado), Marcelo Starling (gerente comercial de Energia e Engenharia), Luiz Carlos Fernandes (diretor Industrial), Renato Vellani (gerente de TI), Anapaula Sarmento (diretora de Desenvolvimento Internacional e Inovação) e Rubens Ortolani (diretor Comercial), que falaram sobre o trabalho de suas áreas e responderam às dúvidas dos estudantes.
A HR Business Partner, Larissa Bassi, e os três sócios-conselheiros e fundadores do Grupo Açotubo, Luiz, Ribamar e Wilson Bassi, também estiveram presentes no encontro e puderam compartilhar suas trajetórias, valores e legados.
“Iniciativas como essa são importantes porque ampliam o conhecimento de jovens sobre as diferentes atividades realizadas em uma empresa, bem como a importância da trajetória, dos valores e da cultura para o reconhecimento no mercado. O Grupo Açotubo apoia o trabalho da ONG Olhar de Bia e é sempre muito importante estar próximo da instituição”, afirma Miriam Barbaroto.
Durante a visita, também foi feito um tour pelas unidades industriais da empresa, onde cada estudante pôde conferir os processos operacionais desempenhados em diferentes setores, como, por exemplo, nas divisões de Carbono, Inox, Soluções e Conexões.
A visita deu continuidade ao encontro de alunos e alunas com o executivo Bruno Bassi no primeiro semestre, quando falaram sobre intraempreendedorismo, mostrando na prática um pouco do que foi conversado.
Com 18 anos de atuação, a Organização Não-Governamental Olhar de Bia tem como propósito acabar com a miséria por meio da educação. A instituição atua em parceria com empresas que buscam promover impacto social positivo, baseado em ESG.
Entre suas iniciativas está o Programa Alicerce, voltado para estudantes do Ensino Médio em situação de vulnerabilidade social. O projeto oferece uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional, com aulas, mentorias, palestras e acompanhamento individual, promovendo o despertar de vocações, o fortalecimento da autoestima e a conexão com o mercado de trabalho.
Por meio de metodologias inovadoras e do envolvimento de voluntários — chamados de “Anjos” — o Alicerce transforma vidas, preparando jovens para serem protagonistas de suas histórias e agentes da mudança em suas comunidades.
Para conhecer mais sobre o trabalho da ONG, acesse https://olhardebia.org.br/.