Mercado automotivo: Grupo Açotubo atua em um dos setores que movimenta a economia do país

11/02/2026 | Produtos e Serviços

Empresa fornece soluções em aço para diversos segmentos das indústrias de autopeças e veículos 

O mercado automotivo brasileiro está em plena transformação. Tendências como a eletrificação de veículos, a busca por locomoção mais sustentável e o aumento na exportação para parceiros na América do Sul, com grande destaque para a Argentina, marcaram o percurso da indústria de automóveis no país ao longo de 2025. 

Sobre os números, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já havia projetado um aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025, conforme matéria da Agência Brasil, publicada no final do ano anterior (acesse).

Soluções de aço para o mercado automotivo 

O Grupo Açotubo atua há longa data no setor automotivo, oferecendo soluções tecnológicas e de alta qualidade nos segmentos de autopeças, usinagens e forjarias e provendo componentes para sistemistas (empresas que projetam, fabricam e fornecem sistemas ou módulos completos para as montadoras). 

Os tipos de produtos comercializados pela Açotubo podem ser encontrados na composição de componentes aplicados nas principais classes de veículos do mercado: leves, médios, pesados e de duas rodas, a partir das linhas de aços especiais, longos, inox e carbono.

Aços especiais são caracterizados por sua constituição química controlada, projetados especialmente para atender às exigências de desempenho e durabilidade que ligas de aço comuns não proporcionam. 

Com alta resistência, maior tenacidade e estabilidade térmica, os aços especiais são utilizados em itens críticos como motores, transmissões, suspensões e estruturas de chassis. Além de garantir durabilidade e segurança, permitem a fabricação de veículos mais leves, que consomem menos combustível e apresentam maior eficiência energética.

Aços longos, nome dado a componentes como barras, vergalhões e perfis, reconhecidos não apenas pela sua composição química ou propriedades metalúrgicas, mas também pelo formato físico em que é produzido e entregue ao mercado. O tipo é utilizado na fabricação de componentes estruturais e de segurança, como chassis, sistemas de escape e de eixos, e elementos de carrocerias como portas, capôs e paralamas. Devido à rigidez, consegue absorver impactos em casos de colisão, garantindo a segurança dos ocupantes dos veículos.

Aços inox e carbono também possuem larga aplicabilidade na indústria automotiva e de autopeças. Devido a particularidades como robustez mecânica, facilidade de conformação, estabilidade térmica e resistência à corrosão, esses tipos de aços são utilizados na fabricação de suportes estruturais e na blindagem de automóveis.

Williams Cintra, gerente nacional de Produtos e Inteligência de Mercado do Grupo Açotubo, explica que a empresa acompanha todos os passos do mercado automotivo e mantém boas expectativas em relação ao crescimento do segmento em 2026. 

“Temos observado com extrema atenção esse segmento de tamanha importância para nós, pois acreditamos que ele vai continuar avançando, mesmo com o crescimento das importações, verificado nos últimos anos. Sendo assim, medidas de equilíbrio de competitividade podem impulsionar ainda mais esse mercado”, pontua o gestor.

Conheça mais sobre a atuação da Açotubo acessando o portfólio de produtos no site e também as redes sociais