1º Workshop sobre sprinklers da Açotubo reúne profissionais do mercado de combate a incêndio

26/10/2023 | Produtos e Serviços

Com o objetivo de reforçar sua entrada no mercado de soluções para combate e controle de incêndio e o relacionamento com o setor, o Grupo Açotubo realizou o seu 1º Workshop sobre sprinklers na quinta-feira (19/10), em São Paulo, com representantes de empresas que atuam na área.

O evento teve como destaque apresentações sobre os sprinklers e suas aplicações e outros componentes que integram as soluções de controle e combate a incêndios, como tubulações, conexões, válvulas e acoplamentos. Os temas foram conduzidos por Mariana Junqueira, diretora técnica da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), e Williams Cintra, gerente nacional de vendas do Grupo Açotubo.

Sprinklers

Entre os diversos assuntos abordados, Mariana explicou que existem dois conceitos de proteção contra incêndios em relação aos sprinklers. “O modelo de supressão é usado para áreas de estoque, em que o acessório terá a função de combater o incêndio, por isso todos os bicos são de resposta e supressão rápidas. Já os chamados de controle, usados na área de produção e em outras que não são de estocagem, têm como função controlar o incêndio para que o Corpo de Bombeiros chegue ao local e faça o combate”.

Segundo José Carlos Paiva, gerente executivo da ABSpk, que também acompanhou o workshop, “o fator qualidade no sistema de sprinklers é muito importante, já que ele precisa operar quando requerido. Para isso, como não pode ser testado, porque perde a funcionalidade, é essencial ter a garantia assegurada de que todos os materiais atendam aos padrões exigidos por meio  da certificação. Só temos como associados empresas que tenham esse pilar, caso da Açotubo”.

Tubulações

No caso da tubulação, Mariana destacou que a de aço carbono é a mais utilizada e reforçou a importância de se conhecer as características do projeto antes de determinar o material a ser empregado. “Se a tubulação será aérea ou subterrânea, qual é o tipo de sistema, seco ou molhado, se é preciso tubo com ou sem costura. Tudo precisa ser analisado”, afirma.

A especialista ainda apontou a importância de contar com consultorias especializadas na realização dos projetos que envolvem a instalação dos sistemas de controle e combate a incêndios.

Atualização

Além de temas técnicos, o encontro também teve como objetivo trazer algumas atualizações de mercado. Neste sentido, instalações, normas e certificações, além de orientações para evitar aquisição de produtos fraudados, também ganharam foco nas apresentações.

Importância

De acordo com Cintra, o encontro foi um marco por destacar a empresa no segmento e a relação com os players que são foco do projeto. “A partir deste momento, podemos observar que irá se tornar robusto o que temos planejado há um bom tempo, que é justamente trazer uma solução muito próxima do que os nossos clientes desejam. A Açotubo pretende criar a cultura do projeto junto ao segmento de instaladores, prezando pela qualidade que é característica da companhia. Esse workshop foi o primeiro de vários que irão acontecer”.

O Grupo Açotubo anunciou o lançamento da linha de solução completa e produtos para sistemas de controle e combate a incêndios no primeiro semestre deste ano, com sprinklers, acoplamentos, tubos ranhurados entre outros itens, todos com certificação internacional Factory Mutual (FM Approved) e Underwriters Laboratories (UL Listed), a FM/UL, que garante a eficácia dos componentes.

Para saber mais sobre a novidade, entre em contato com a empresa pelo site ou nos números de telefones de cada unidade disponíveis aqui