News

Açotubo inicia processo de certificação da ISO 14001

Blog 17.01.2022

As políticas de ESG estão, cada vez mais, direcionando as atuações das empresas. Neste sentido, em busca de fortalecer o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis, o Grupo Açotubo deu início ao processo de certificação ISO 14001, norma para adequação das suas operações aos requisitos de gestão ambiental. 

O objetivo da ISO 14001, é a implementação de um sistema que sirva de diretriz para que todos os setores atuem conforme as políticas de proteção ao meio ambiente e possibilitem o desenvolvimento sustentável da empresa. 

“Este é um primeiro passo para reforçarmos nosso compromisso com as boas práticas ambientais. A partir da certificação, boas práticas como redução do consumo de água, de energia, utilização de recursos renováveis, mudança de matriz energética e menor uso de recursos naturais passam a fazer parte da política de atuação. O futuro é este. Estamos partindo para um mundo mais sustentável” explica Marcelo Watanabe, Gerente de Qualidade Corporativo no Grupo Açotubo, responsável pelos procedimentos de adequação das operações da empresa à norma.

As conformidades à NBR ISO14001 estarão sendo realizadas ao longo de 2022, com o direcionamento especializado, e têm estimativa de conclusão em setembro.

Como parte das adequações, a empresa desenvolveu o Departamento de Sistema de Gestão Integrada (SGI) e tem reforçado a política de atuação com base na missão e valores ambientais. Mudanças comportamentais e culturais também incluem a importância da coleta seletiva com a disponibilização de lixeiras específicas e o desenvolvimento de materiais de educação ambiental para colaboradores e visitantes nas unidades. Levantamento do inventário de Gases do Efeito Estufa de todo o Grupo também estão na mira do time de SGI. 

O ano de 2022 será de muitas novidades! Siga por dentro das ações da Açotubo aqui e nos demais canais de comunicação.