No dia 15 de dezembro, colaboradores do Grupo Açotubo participaram do último encontro de uma série de oito visitas programadas à empresa Toyota. O objetivo foi conhecer procedimentos utilizados pela multinacional japonesa para manutenção da segurança, ESG, inovação e melhoria contínua em condições complexas.
Ao todo, mais de 60 funcionários participaram da iniciativa, desde lideranças envolvidas nas operações, auditores internos do Programa 5S (voltado para gestão, melhora da produtividade e da qualidade), até participantes dos programas de melhoria contínua, como os Kaizens e o Inovaço. O projeto, que teve início no mês de julho deste ano, contou com agenda de visitas mensais com duração de duas horas cada.
O analista de melhoria contínua do Grupo Açotubo, Carlos Eduardo Rocha, conta a importância de participar do projeto. “No nosso ponto de vista, o principal impacto foi o de acompanhar uma cultura diferente e entender que é possível melhorar o nosso modus operandi. As pessoas que participaram da visita se mostraram mais dispostas a provocarem mudanças para a melhoria de processos, da segurança e de programas da organização, como o 5S.”
Já para Cristiano Pereira, especialista em melhoria contínua, as concepções apresentadas durante as visitas foram muito significativas, podendo ser aplicadas e vividas na prática. “Conceitos como segurança das pessoas, foco na melhoria contínua através do TPS (Sistema Toyota de Produção), responsabilidade social e ambiental e formação de uma floresta particular podem ser aplicados no Grupo Açotubo. Não necessariamente copiados do modelo Toyota, mas servem como base para serem adaptados e implementados segundo a compreensão de aderência ao nosso negócio, nossos processos, objetivos e direcionamento estratégico.
Para conhecer a Toyota, o Grupo Açotubo passou pelo ‘plant tour’, um projeto bem definido pela empresa e que é aberto para toda sociedade. A visita começa com a história completa do negócio, passando pelos principais valores que tornaram a companhia uma das principais montadoras do mundo, explorando os conceitos e valores TPS (Sistema Toyota de Produção).
Também aconteceu um tour para conferir alguns modelos de carros expostos no museu e a apresentação de programas voltados para as áreas ambiental, social e de inovação. Por fim, foi realizada uma sequência de visitas pela fábrica, para conhecer in loco todos os processos que fazem parte da fabricação de um veículo.