As operações e negócios da Incotep, empresa do Grupo Açotubo, estão em expansão significativa na América Latina. O processo de internacionalização, que teve início em 2020, já tem como principais resultados os crescimentos em cerca de 15%, no Peru, e 100%, na Colômbia.
Com números expressivos, a atuação internacional tem contribuído para o aumentar o faturamento da empresa. Em 2022, foi o dobro em comparação com o ano anterior. O sucesso do projeto pode ser explicado por Fernando Del Roy, diretor de divisões industriais do Grupo Açotubo, confira:
Como a atuação na Colômbia se tornou um pilar estratégico para a expansão internacional da Incotep?
Fernando Del Roy (FDR) – Na Colômbia, o crescimento tem se mostrado mais robusto por ser uma filial com maior potencial e não estava sendo explorada na sua totalidade.
Quais têm sido os principais resultados alcançados desde o início da parceria com a SPG?
FDR – Pegamos uma fase difícil que foi a pandemia e esses países sofreram muito economicamente, mas, mesmo assim, conseguimos crescer cerca de 15%, no Peru, e 100%, na Colômbia.
Em termos de faturamento, conforme citado na convenção de vendas, a empresa faturou o dobro do ano anterior. Quais ações contribuíram para esses resultados?
FDR – O primeiro fator a contribuir em termos de faturamento foi a transferência do nosso executivo Milzo Mattos para atuar na Colômbia. Por ser especialista, ele rapidamente implementou nossa maneira de fazer negócios. O aumento dos estoques foi outro fator preponderante e agora estamos aumentando nosso portfólio com a linha de autoinjetáveis.
Quais diferenças e semelhanças entre o mercado colombiano e o nacional?
FDR – Os mercados são muito diferentes na forma de atuar e na utilização de algumas linhas de produtos. A principal diferença tem sido a parte creditícia, em que ainda temos encontrado dificuldade.
Quais soluções da empresa têm tido maior procura no mercado colombiano?
FDR – Basicamente, eles utilizam os tirantes de cordoalha e os autoinjetáveis. Estamos trabalhando para ter mais uma opção no país. Em breve teremos a nossa linha de enfilagens.
Em termos de estrutura, como é o espaço da empresa na Colômbia? Já houve aumento da planta desde o início das operações?
FDR – Sim, houve aumento. Dobramos a planta em abril deste ano e a nossa expectativa é aumentar ainda mais a área em 2024.
Como as plantas são modulares podemos ampliar conforme nossas vendas.
Quantos colaboradores fazem parte da operação?
FDR – Entre Peru e Colômbia, temos aproximadamente 85 colaboradores e deveremos aumentar, em média, 10% ao ano, o número de funcionários.
Quais são as perspectivas do Grupo Açotubo para a expansão das operações na Colômbia e Peru?
FDR – Nós ainda temos muito a crescer nestes dois países. Estamos no começo de nossas operações. A empresa investiu pesado em curso de espanhol para mais de 30 funcionários, pois todas as áreas da empresa têm que ter comunicação com as filiais.
Há planos para atuar em outros países da América Latina?
FDR – Sim, há planos para atuarmos em outros países da América Latina e estamos estruturando as duas primeiras operações, além de seguir analisando alguns outros países que têm alto potencial para nossa linha de produtos.
Continue acompanhando o site e as redes sociais para conhecer outras novidades do Grupo Açotubo.