Por dentro da Açotubo: confira o trabalho da nossa Central de Vendas

10/11/2022 | Produtos e Serviços

Após as apresentações dos procedimentos operacionais das áreas de Produção, Logística e de Recursos Humanos, neste mês, ganha destaque na série “Por Dentro da Açotubo”, a Central de Vendas Açotubo (CVA), Nova nomenclatura da divisão, setor estratégico para relacionamento com os clientes.

Confira a entrevista com a Supervisora de Vendas, Leila Rodrigues, líder dos vendedores CVA, onde ela conta um pouco da rotina de trabalho e fique por dentro de mais uma área da empresa:

1.O setor comercial é um dos responsáveis por intermediar a comunicação entre empresa e clientes, por meio de vendas, realização de pedidos e atendimento. Como é a rotina de trabalho da equipe comercial?

Leila Rodrigues (LR) – Resumidamente, o nosso trabalho envolve seis etapas que são fundamentais para a atuação da empresa, já que correspondem a praticamente toda a cadeia de relacionamento com o cliente, da etapa inicial à final. Atuamos na prospecção de negócios, apresentação da empresa, dos produtos e serviços, envio de proposta, negociação, fechamento de pedidos e acompanhamento pós-fechamento.

2. Como está estruturado o departamento comercial e quantos colaboradores atuam no setor contando matriz e filiais?

LR – Na equipe CVA, contamos atualmente com 27 vendedores, incluindo a matriz, em Guarulhos (SP) e as filiais de Sertãozinho, no interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

3. Como você enxerga a importância da área em meio as estratégias de expansão do Grupo Açotubo?

LR– A equipeCVA atua especificamente nos clientes do varejo, por isso, é uma área estratégica para que a empresa possa ampliar ainda mais o mercado, já que ela está diretamente ligada ao aumento da satisfação dos nossos clientes e também ao desenvolvimento e capacitação dos nossos colaboradores para a manutenção da qualidade desses atendimentos.

4. Recentemente, foi promovida uma mudança no time comercial que passou a chamar Central de Vendas Açotubo (CVA), como foi o processo de mudança de nome?

LR – A ideia da nova nomenclatura CVA, foi um processo cuidadoso de muitas ideias e sugestões, pensamos em um nome atrativo, de fácil entendimento para os nossos clientes e que congregasse as atividades que desenvolvemos. A equipe CVA é um braço do departamento comercial.

5. E o que muda na atuação do departamento?

LR – Nesta etapa podemos listar: Nova nomenclatura da divisão, busca de padronização do atendimento ao cliente com nivelamento da qualidade, análise crítica dos indicadores para formulação de números tangíveis e alinhados com os interesses de desenvolvimento da Açotubo, etc. Além da elaboração de um modelo de formação de consultores para atendimentos de vendas com maior grau de complexidade (em andamento).

6. Você foi promovida a líder do CVA, quais são os desafios do novo cargo?

LR – Sim. Acredito que os desafios na liderança são vários e contínuos, foco no desenvolvimento do cliente, identificação e retenção de talentos, na manutenção da motivação da equipe, no desenvolvimento, capacitação e identificação de colaboradores, na administração de pessoas com diferentes experiências, no cuidado e respeito com o clima organizacional, entre outros.

7. Qual é a jornada de trabalho do CVA?

LR – Trabalhamos em turno único, de segunda à quinta-feira, das 7h50 às 17h50 e na sexta-feira das 7h50 às 17h15.  Com 1 hora de intervalo/almoço em cada dia.

8. Quais tecnologias (sistemas) são utilizadas pelo CVA para facilitar a rotina de trabalho?

LR – Vou destacar os quatros sistemas que fazem parte da nossa rotina de atuação: o ERP, sistema responsável pelo controle de toda a gestão de processos e informações e permite a integração de todos os setores, o Chatbot, que possibilita atendimento mais rápido ao cliente, o Siga 360, onde são realizados os cadastros de clientes e o Avaya que é o sistema de telefonia que usamos no trabalho.

9. Quais dicas profissionais você daria para quem atua ou quer ingressar no time comercial?

LR – Acredito que alguns requisitos são fundamentais para quem atua nessa área como,comunicar-se com clareza, ouvir o pedido e a necessidade do cliente, conhecimento para conseguir transmitir com segurança as informações para o cliente, ser paciente e persistente e ter habilidade para lidar com metas são alguns deles.

No próximo mês, um novo assunto do “Por dentro da Açotubo” estará disponível para você. Continue acompanhando as novidades da empresa também nas redes sociais.