Série – 50 Anos Açotubo:

27/04/2023 | Produtos e Serviços

Conheça os endereços que fazem parte da história da empresa

Antes da instalação da matriz do Grupo Açotubo em Guarulhos e da abertura das filiais em diferentes regiões do país, vale destacar que a empresa nasceu na Zona Norte de São Paulo.

Em fevereiro de 1974, a primeira sede da Açotubo foi inaugurada. A empresa foi montada em um terreno de 250m², na Rua Eunice, no bairro da Vila Maria. A preparação da área e a construção da estrutura em madeira e ferro de sustentação, que marcaria o nascimento da companhia, foi feita pelos próprios irmãos.

Foi o sr. Luiz Bassi, um dos fundadores, quem capinou o terreno e cavou o buraco onde foi instalada a primeira máquina da empresa: um equipamento de corte de aço. No processo, o irmão sr. Ribamar quase perdeu um dos dedos em um incidente envolvendo uma barra de ferro.   

Ainda na década de 1970, a assinatura de contratos com fornecedores e parceiros de referência na área siderúrgica contribuíram para a expansão da Açotubo. Com o crescimento de mercado, incluindo o aumento da linha de produtos e soluções, a empresa viria a se mudar para outro endereço na mesma região da capital paulista, como a Rua 12 de setembro, na Vila Guilherme.

Nos anos 90, seriam abertas as primeiras filiais do Grupo, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. E nos anos que se seguiram tiveram a abertura das filiais Rio de Janeiro, Sertãozinho, Caxias do Sul e a mais recente em Joinville.

A matriz onde conhecemos hoje foi inaugurada em 2003, e atualmente concentra suas cinco unidades de negócios – Tubos e Aços, Conexões, Aços Inoxidáveis, Soluções Integradas e Sistemas de Ancoragem (Incotep) – na matriz localizada na rua Majestic, 465, bairro de Cumbica, em Guarulhos.

Para saber mais sobre o crescimento e as novas filiais acompanhe os próximos conteúdos da série 50 anos neste blog.

Não deixe de acessar as redes sociais da empresa e conhecer outras novidades.