Tem projeto novo na área: conheça o Gestão de Competitividade

18/03/2022 | Eventos e Parcerias

No ano passado, o Grupo Açotubo, por meio do desenvolvimento de parcerias, expansão de mercado e investimento em inovações para dar ainda mais qualidade ao serviço prestado ao cliente, conseguiu dobrar o seu faturamento, chegando a R$ 2 bilhões. Algumas das inovações, como a criação e do sistema SIGA 360+ e a implantação das tecnologias Gestão de Canhoto Digital e Tecnologia OCR, que dinamizaram e tornaram mais seguras as operações da empresa, contribuíram para o resultado.

Com forma de dar continuidade às melhorias e seguir como uma das referências no mercado siderúrgico, o Grupo deu iniciou, neste ano, ao projeto de eficiência logística: “Gestão de Competitividade”. O objetivo é tornar ainda mais eficazes os processos de armazenagem e produção e, assim, agilizar o atendimento aos clientes. 

A iniciativa contará com investimento de R$ 20 milhões e supervisão de uma consultoria especializada nas melhores e mais modernas práticas de mercado.  É o que conta o gerente de Operações e Logística, José Nardi, em entrevista ao blog. Confira abaixo:

  1. O que é o Projeto Gestão de Competitividade? Como funcionará?

Basicamente, é um projeto voltado para melhoria de alguns processos internos, refletindo no atendimento aos clientes, e que terá como foco três pilares fundamentais nas operações: qualidade, produtividade e supply chain

Para isso, com a supervisão de uma consultoria, será feita uma análise do trabalho da empresa para diagnosticar, por exemplo, como podemos melhorar a nossa eficácia em termos de volume de produção, avaliando como está a ocupação das nossas máquinas e como estão os nossos layouts; como estão os nossos tempos de atendimento aos clientes, tanto internamente quanto no processamento de pedidos, entre outras ações.  Enfim, pretendemos verificar como podemos ser mais eficientes na nossa rotina de trabalho. Para isso, além do diagnóstico da consultoria, estão previstos treinamentos com as lideranças e membros do comitê do projeto.

  1. Você mencionou o comitê do projeto. Quais áreas da empresa estão envolvidas?

Como o objetivo da consultoria é ajudar a promover mudanças para melhorar o nosso operacional como um todo, criamos um comitê multifuncional, com lideranças da produção, do RH, do setor de finanças, do marketing, e outros. Todos envolvidos e buscando a forma mais eficiente para atender nossos parceiros e cientes.

A consultoria realizará as provocações e tentaremos buscar as soluções de forma interna, envolvendo os nossos colaboradores, desde o auxiliar de produção até ao gerente sênior. 

  1. Como está o andamento do projeto?

Neste momento, estamos em contato com consultores muito experientes, com uma visão interna de empresas multimercados, multissetoriais, para nos amparar na melhoria operacional. 

  1. Qual é a estimativa de conclusão do projeto?

O projeto tem prazo inicial de dois anos. Consideramos de médio prazo, mas ele pode ser estendido, por conta das necessidades que poderão ser identificadas durante o processo com a visão externa da consultoria. Tomamos a iniciativa de contratar esta empresa por conta do nosso propósito de buscar a melhoria contínua e a excelência nos atendimentos aos nossos clientes. 

Contamos uma operação muito robusta. Somos líder de mercado, mas seguimos buscando sempre melhorias para a satisfação dos clientes, por meio de atendimento mais rápido, com menor custo e também aumentar a rentabilidade do acionista. A Açotubo dobrou de faturamento nos últimos dois anos, então isso mexe muito com as estruturas físicas e a dinâmica de pessoas, de faturamento, de movimentação de materiais, gerando necessidade de atender melhor os nossos clientes, o que acaba impactando em todos os outros stakeholders.

  1. De que forma o projeto será estendido para as filiais?

Neste momento, o projeto é exclusivo para a matriz, onde está concentrado o maior volume operacional. É claro que, conforme as melhorias forem sendo realizadas, as boas práticas desenvolvidas serão estendidas às filiais.

Siga as redes sociais e conheça outros projetos e novidades do Grupo Açotubo previstos para 2022. 

Palavras – chave: melhorias – atendimento ao cliente – Açotubo