Açotubo realizou a SIPATSMA 2023; confira

23/06/2023 | Produtos e Serviços

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, Saúde e Meio Ambiente (SIPATSMA) é uma das ações internas mais importantes para as empresas. Neste sentido, durante os dias 12 e 16 de junho, a Açotubo promoveu mais uma edição do evento com um conjunto de ações que reforçam a importância do cuidado nas mais diversas atividades realizadas pelos colaboradores, visando reduzir os riscos de acidentes e de atitudes que prejudicam o planeta.

Voltada para os colaboradores do Grupo, a semana contou com uma série de assuntos com foco nos 3Rs, que significam reduzir, reutilizar e reciclar. “Incentivamos e conscientizamos os colaboradores a se sentirem responsáveis por melhorar nosso planeta e realizar transformações no seu local de trabalho, como reduzir o consumo de água e energia, apoiando ações e projetos de sustentabilidade”, conta Camila Varjão, supervisora de Sistemas da Açotubo. 

Para garantir uma programação completa com os principais temas, as áreas de Saúde, Segurança do Trabalho e Sistema de Gestão Integrado organizaram atividades de atendimento de saúde e palestras realizadas pelo time do Grupo, equipe do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), e empresas convidadas como Multilixo, DIBPEL e Aperam.

A importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), iniciativas para cuidados com a saúde física e mental, palestras motivacionais e cuidados com o meio ambiente estiveram entre os temas abordados. Para garantir a participação de todos houve transmissão de conteúdos ao vivo. “Os colaboradores ainda tiveram a oportunidade de assistir uma intervenção teatral sobre meio ambiente nos setores da companhia. Quem não conseguiu acompanhar, as palestras estão disponibilizadas na nossa plataforma Universidade Corporativa”, informou Denisson, engenheiro de Segurança do Trabalho do Grupo.

Os cuidados e a conscientização de profissionais da Açotubo vão além da SIPATSMA, “os funcionários são treinados em diversas áreas para evitar acidentes de trabalho, incluindo treinamentos de movimentação de carga (NR-11), trabalho em altura (NR-35), ordem de serviço pertinente às funções desenvolvidas pelo cargo (NR-1), integração de novos funcionários e diálogos de segurança. Dessa forma, a empresa busca garantir que os colaboradores estejam cientes das práticas adequadas no ambiente de trabalho e possam evitar acidentes”, finaliza o engenheiro.

Confira outras ações acessando também as redes sociais da Açotubo.