Anapaula Sarmento assume cargo de diretora de Desenvolvimento Internacional e Inovação do Grupo Açotubo

07/02/2025 | Institucional

Em 2019, o Grupo Açotubo iniciou o processo de internacionalização, expandindo as operações para a Colômbia e o Peru, o que resultou na formação da Incotep SPG

Atualmente, há projetos em desenvolvimento para ampliar ainda mais a presença no mercado exterior. Um dos principais movimentos é a mudança de cargo da executiva da empresa, Anapaula Sarmento, que assume a posição de diretora de Desenvolvimento Internacional e Inovação, após exercer a função de diretora de Inteligência de Mercado, Compras e Marketing na companhia por quatro anos.

Sobre esse movimento, a gestora compartilhou suas perspectivas de expansão, a importância das relações comerciais e as ações internas que estão sendo implementadas. 

Confira a entrevista:

  1. Anapaula, para começar, como surgiu este movimento que contempla a mudança de área?

Anapaula Sarmento – Estou há quase cinco anos no Grupo, onde atuei em Marketing, Inteligência de Mercado e Suprimentos. Tenho background em expansão de negócios internacionais, além de formação em comércio exterior e internacionalização de empresas. Então, em boa parte da minha carreira, trabalhei introduzindo empresas no mercado internacional e ampliando negócios fora do Brasil, estabelecendo redes de distribuição e acordos de fornecimento com clientes globais. 

Após a bem sucedida expansão da Incotep, empresa do Grupo, para a Colômbia e para o Peru, e a criação da VTI, joint venture com a Vallourec, que é uma multinacional de presença global, passamos a pensar nos próximos passos. Foi então que nosso CEO, Bruno Bassi, decidiu criar uma área focada nessas iniciativas para, além de acelerar o processo, seguir com o foco nos planos que temos para o Brasil.  

Essa minha experiência sempre foi de conhecimento e ele, então, me convidou para assumir o desafio, que foi prontamente aceito. Diante desse objetivo, iniciamos o projeto e o processo de transição de cargo foi tranquilo e natural.

  1. O projeto de internacionalização já vinha sendo discutido ou é algo recente?

Anapaula Sarmento – Não é recente. Há algum tempo, o assunto tem sido pauta de reuniões da diretoria e já vínhamos recebendo incentivo dos próprios fornecedores, que acreditam em nosso potencial de expansão e nível de profissionalismo. 

Iniciamos com um escopo mais amplo, mapeando os mercados e as oportunidades, para, assim, selecionarmos as iniciativas com maior aderência às estratégias do Grupo e que seguissem o direcionamento do nosso Conselho e dos acionistas. Já evoluímos bastante e posso dizer que já temos grande clareza dos objetivos. 

  1. Como a Açotubo tem se preparado para a nova fase? 

Anapaula Sarmento – Além da criação da área e da contratação de profissionais dedicados, construímos um planejamento estruturado e debatemos a evolução periodicamente nas reuniões da alta gestão. 

Todo o nosso time também está envolvido, como a equipe de Inteligência de Mercado, que auxilia nas análises; o Marketing, na coleta de informações e pesquisas; e a Controladoria, que colabora nas análises financeiras e societárias, além do nosso CEO, com quem tenho reuniões constantes e ainda participa de reuniões remotas e presenciais com as empresas nos mercados-alvo, webinars e eventos relacionados. 

Outra iniciativa relevante foi a associação a entidades de classe e câmaras de comércio, além das viagens frequentes que tenho feito, bem como a participação em congressos e eventos.  

  1. Sobre o processo de expansão, quais outros desafios você pode mencionar?

Anapaula Sarmento – A construção de relacionamentos sólidos e a compreensão clara dos mercados é fundamental nesse processo, bem como a escolha do parceiro certo para que a relação seja duradoura e sustentável. 

O objetivo, que por si só já é estratégico, é maior do que a ampliação dos territórios de atuação. Entendemos que essa iniciativa também trará aprendizados, acesso a novas práticas de gestão e aprofundamento do nosso conhecimento da dinâmica global do mercado siderúrgico. 

Além disso, desafios relacionados à adaptação aos novos mercados e às culturas locais também precisam ser cuidadosamente geridos. A experiência mostra que essas nuances são vitais para o sucesso.

  1. Quais são as expectativas e metas para os próximos anos em relação a novos mercados?

Anapaula Sarmento – Pretendemos formalizar parcerias e estamos em conversas com várias empresas. Assim que se consolidarem, estaremos prontos para avançar. É importante reforçar que temos clareza de que iremos seguir a estratégia já adotada pelo Grupo no passado, ou seja, de expansão via associação ou aquisição de empresas locais e atuação nas linhas de produtos que possuímos expertise. 

Nossa experiência mostra a importância dessa etapa de aprendizagem e, portanto, vamos manter essa prática com o foco em nossas linhas, seja barras e tubos de carbono, tubos condutores ou aços inoxidáveis planos e longos, poderemos agregar conhecimento à empresa que venha a ser nossa parceira. Isso ainda nos possibilitará ampliar nossos negócios em outros territórios com nossos fornecedores atuais, o que é de grande importância para o Grupo. 

Como uma empresa que se dedica à distribuição de produtos siderúrgicos, poder contar com parceiros instalados nos países focos da expansão é fundamental, uma vez que um dos pilares estratégicos do projeto é o abastecimento local. Não faz parte da estratégia a exportação de produtos, mas levar as práticas de excelência comercial e operacional, desenvolvidas pela Açotubo ao longo de 50 anos, a esses mercados.  

  1. Como você vê o futuro da Açotubo no mercado internacional?

Anapaula Sarmento – Vejo um futuro muito promissor. A Açotubo possui uma base sólida, uma equipe talentosa e uma reputação impecável. Temos orgulho de nossa história empreendedora e somos movidos por desafios. 

O que ainda me deixa otimista é a receptividade que temos encontrado em nossas conversas. Temos muita experiência e um nome forte que abre portas, além do suporte ativo de nossos fornecedores. 

Tenho a convicção de que muito brevemente estaremos ajudando clientes a transformarem aço em negócios vencedores em vários outros países, consolidando mais uma etapa de sucesso do Grupo Açotubo. E para mim é, além de um marco em minha carreira, uma honra liderar essa iniciativa.

Para acompanhar mais novidades do Grupo, confira as redes sociais.

Luiz Aço

INICIAR ATENDIMENTO

Antes de continuarmos, precisamos de algumas informações: