Em 2019, o Grupo Açotubo iniciou o processo de internacionalização, expandindo as operações para a Colômbia e o Peru, o que resultou na formação da Incotep SPG.
Atualmente, há projetos em desenvolvimento para ampliar ainda mais a presença no mercado exterior. Um dos principais movimentos é a mudança de cargo da executiva da empresa, Anapaula Sarmento, que assume a posição de diretora de Desenvolvimento Internacional e Inovação, após exercer a função de diretora de Inteligência de Mercado, Compras e Marketing na companhia por quatro anos.
Sobre esse movimento, a gestora compartilhou suas perspectivas de expansão, a importância das relações comerciais e as ações internas que estão sendo implementadas.
Confira a entrevista:
Anapaula Sarmento – Estou há quase cinco anos no Grupo, onde atuei em Marketing, Inteligência de Mercado e Suprimentos. Tenho background em expansão de negócios internacionais, além de formação em comércio exterior e internacionalização de empresas. Então, em boa parte da minha carreira, trabalhei introduzindo empresas no mercado internacional e ampliando negócios fora do Brasil, estabelecendo redes de distribuição e acordos de fornecimento com clientes globais.
Após a bem sucedida expansão da Incotep, empresa do Grupo, para a Colômbia e para o Peru, e a criação da VTI, joint venture com a Vallourec, que é uma multinacional de presença global, passamos a pensar nos próximos passos. Foi então que nosso CEO, Bruno Bassi, decidiu criar uma área focada nessas iniciativas para, além de acelerar o processo, seguir com o foco nos planos que temos para o Brasil.
Essa minha experiência sempre foi de conhecimento e ele, então, me convidou para assumir o desafio, que foi prontamente aceito. Diante desse objetivo, iniciamos o projeto e o processo de transição de cargo foi tranquilo e natural.
Anapaula Sarmento – Não é recente. Há algum tempo, o assunto tem sido pauta de reuniões da diretoria e já vínhamos recebendo incentivo dos próprios fornecedores, que acreditam em nosso potencial de expansão e nível de profissionalismo.
Iniciamos com um escopo mais amplo, mapeando os mercados e as oportunidades, para, assim, selecionarmos as iniciativas com maior aderência às estratégias do Grupo e que seguissem o direcionamento do nosso Conselho e dos acionistas. Já evoluímos bastante e posso dizer que já temos grande clareza dos objetivos.
Anapaula Sarmento – Além da criação da área e da contratação de profissionais dedicados, construímos um planejamento estruturado e debatemos a evolução periodicamente nas reuniões da alta gestão.
Todo o nosso time também está envolvido, como a equipe de Inteligência de Mercado, que auxilia nas análises; o Marketing, na coleta de informações e pesquisas; e a Controladoria, que colabora nas análises financeiras e societárias, além do nosso CEO, com quem tenho reuniões constantes e ainda participa de reuniões remotas e presenciais com as empresas nos mercados-alvo, webinars e eventos relacionados.
Outra iniciativa relevante foi a associação a entidades de classe e câmaras de comércio, além das viagens frequentes que tenho feito, bem como a participação em congressos e eventos.
Anapaula Sarmento – A construção de relacionamentos sólidos e a compreensão clara dos mercados é fundamental nesse processo, bem como a escolha do parceiro certo para que a relação seja duradoura e sustentável.
O objetivo, que por si só já é estratégico, é maior do que a ampliação dos territórios de atuação. Entendemos que essa iniciativa também trará aprendizados, acesso a novas práticas de gestão e aprofundamento do nosso conhecimento da dinâmica global do mercado siderúrgico.
Além disso, desafios relacionados à adaptação aos novos mercados e às culturas locais também precisam ser cuidadosamente geridos. A experiência mostra que essas nuances são vitais para o sucesso.
Anapaula Sarmento – Pretendemos formalizar parcerias e estamos em conversas com várias empresas. Assim que se consolidarem, estaremos prontos para avançar. É importante reforçar que temos clareza de que iremos seguir a estratégia já adotada pelo Grupo no passado, ou seja, de expansão via associação ou aquisição de empresas locais e atuação nas linhas de produtos que possuímos expertise.
Nossa experiência mostra a importância dessa etapa de aprendizagem e, portanto, vamos manter essa prática com o foco em nossas linhas, seja barras e tubos de carbono, tubos condutores ou aços inoxidáveis planos e longos, poderemos agregar conhecimento à empresa que venha a ser nossa parceira. Isso ainda nos possibilitará ampliar nossos negócios em outros territórios com nossos fornecedores atuais, o que é de grande importância para o Grupo.
Como uma empresa que se dedica à distribuição de produtos siderúrgicos, poder contar com parceiros instalados nos países focos da expansão é fundamental, uma vez que um dos pilares estratégicos do projeto é o abastecimento local. Não faz parte da estratégia a exportação de produtos, mas levar as práticas de excelência comercial e operacional, desenvolvidas pela Açotubo ao longo de 50 anos, a esses mercados.
Anapaula Sarmento – Vejo um futuro muito promissor. A Açotubo possui uma base sólida, uma equipe talentosa e uma reputação impecável. Temos orgulho de nossa história empreendedora e somos movidos por desafios.
O que ainda me deixa otimista é a receptividade que temos encontrado em nossas conversas. Temos muita experiência e um nome forte que abre portas, além do suporte ativo de nossos fornecedores.
Tenho a convicção de que muito brevemente estaremos ajudando clientes a transformarem aço em negócios vencedores em vários outros países, consolidando mais uma etapa de sucesso do Grupo Açotubo. E para mim é, além de um marco em minha carreira, uma honra liderar essa iniciativa.
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