Caroline Bassi retorna à empresa e destaca os projetos futuros 

09/01/2025 | Institucional

Série 50 anos Açotubo

Em continuidade à série de entrevistas com a segunda geração administrativa, confira a conversa com Caroline Bassi, Business Partner do Grupo Açotubo. 

A executiva, que voltou ao país no início de 2024 após quatro anos de atuação na Suíça, tem conciliado a experiência da carreira internacional com uma visão estratégica de inovação e, assim, contribuído com o crescimento da companhia.

Atenta à importância da pluralidade e do legado que vem sendo construído, Caroline fala sobre a expansão dos negócios, bem como o retorno ao Brasil para trabalhar na empresa da família.

1. Caroline, para começar, como tem sido a sua trajetória profissional e como ela influenciou o retorno ao Grupo Açotubo?

Caroline Bassi

“Sou formada em arquitetura e atuei por oito anos como empreendedora em uma marca de joias, como diretora criativa, e liderei uma equipe pequena, mas extremamente integrada. Com essa experiência, somada ao espírito que já vinha da minha família, fui preparada para desafios maiores.

Depois desse período, morei por quatro anos e meio na Suíça, onde tive a oportunidade de trabalhar no setor financeiro e absorver modelos diferentes de gestão, que me trouxeram um desejo genuíno de retornar ao Brasil para participar deste momento de transição geracional no Grupo, aproveitando a possibilidade de aprender com a primeira geração administrativa.”

2. Você acredita que a sua experiência internacional contribuiu para trazer novas ideias ao Grupo?

Caroline Bassi

Sem dúvidas! A experiência de trabalhar em diferentes mercados me ajudou a ter uma visão ampla. Na minha trajetória, atuei como empreendedora no Brasil e como integrante de equipes em grandes organizações internacionais, como o Swatch Group Tissot e o Banco Pictet.

Essas perspectivas me deram maturidade para entender os desafios de liderar um negócio e também a importância de colaborar em grandes estruturas. 

Além disso, também pude observar diferentes formas de trabalho e isso tem me ajudado a identificar oportunidades de inovação. Mesmo conhecendo culturas bem diferentes, acredito que podemos unir a tradição e a inovação, sempre com um olhar de longo prazo como estratégia de crescimento.”

3. Como é presenciar a empresa completar 50 anos e ter a oportunidade de trabalhar ao lado dos fundadores?

Caroline Bassi

É um privilégio enorme. Essa foi uma das principais razões que me motivaram a voltar e aprender com a primeira geração, que segue atuando no Grupo, compartilhando as visões de negócios e valores fundamentais da Companhia.

Durante anos, os fundadores trabalharam para preparar a empresa de forma exemplar, transformando um negócio familiar em uma organização profissional que compete no mais alto nível. 

Ao mesmo tempo, a presença deles participando ativamente no Conselho Administrativo é um guia estratégico, sem deixar de reconhecer que o Grupo caminha com autonomia e conta com lideranças extremamente capacitadas em diversas áreas.”

4. Nos últimos anos, a empresa alcançou resultados expressivos. Qual é o segredo desse crescimento?

Caroline Bassi

“Eu diria que a palavra-chave é sustentabilidade. Nosso crescimento não é apenas fruto de trabalho árduo, mas também de decisões estratégicas fundamentadas na diversificação. 

Expandir nossas operações para além de uma única divisão foi crucial para abraçar novas oportunidades e maximizar resultados.

Vale ressaltar que tem sido importante equilibrar a estratégia de expansão de mercado, buscando novas possibilidades com a melhoria contínua do que já construímos internamente. Isso exige consistência e uma visão de longo prazo, algo que foi muito bem implementado pela primeira geração e que continuamos aprimorando.”

5. Em sua opinião, qual é a principal marca deixada pelo Grupo nesses 50 anos e o que você aprendeu com isso?

Caroline Bassi

A principal marca é o compromisso com valores sólidos, como transparência, seriedade e retidão de caráter. Esses pilares não só definiram a trajetória da empresa, como também guiam minha forma de atuar no dia a dia.

Eles são fundamentais em todas as nossas operações e processos. No mercado em que atuamos, onde a confiança é essencial, esses valores são diferenciais que sustentam nosso crescimento.”

6. Por fim, quais são as suas projeções para os próximos 10 anos?

Caroline Bassi

Vejo o Grupo cada vez mais internacionalizado. Já estamos trilhando esse caminho e acredito que essa expansão será ainda mais significativa. 

Ao mesmo tempo, continuaremos fortalecendo nossas divisões existentes, como, por exemplo, a Tirreno Finanças e Negócios, que tem potencial para crescer em setores novos e estratégicos.

Com inovação e consistência, estou confiante de que a companhia alcançará novos patamares, mantendo o equilíbrio entre tradição e modernidade.”

Confira outros episódios da série especial de 50 anos no blog.