News

Conjuntos soldados: entenda a importância do serviço para o mercado

Blog 20.07.2021

O método industrial de fusão de materiais metálicos por meio do calor seguido da solidificação conhecido como solda é fundamental para diversos setores do mercado.     

Do automobilístico à construção civil, componentes soldados são utilizados em estruturas e maquinários, produção de peças, equipamentos e dispositivos para aparelhos eletrônicos, entre outros.

O processo compõe a unidade de soluções integradas do Grupo Açotubo. 

Tipos de solda

Nas operações da Açotubo, destacam-se dois tipos de soldas para serviços em inox, aço carbono e alumínio.

– TIG: a soldagem TIG é usada em processos que envolvem materiais mais difíceis de serem soldados. No caso da Açotubo, é realizada em operações envolvendo aço inox. A sigla é abreviação do termo Tungsten Inert Gas. 

– MIG: já a solda MIG/MAG, assim como a TIG, é um procedimento de soldagem feito ao Arco Elétrico com Proteção Gasosa e é usada em serviços com aço carbono, comum na indústria mecânica. A sigla vem de Metal Inert Gas.

A soldagem de alumínio pode ser feita pelos dois processos, conforme a necessidade do cliente. 

Capacitação e certificados

Para manter a qualidade do processo de solda, a Açotubo atende às normas mundiais AWS e ASME e a normatização da Petrobras.

Quando o cliente exige alguma normatização específica, a indústria capacita os colaboradores de acordo com a solicitação para melhor atendimento.

Para saber mais sobre os trabalhos da Açotubo, siga também nosso Facebook