Localizado na matriz de Guarulhos, em São Paulo, o prédio será o primeiro da companhia a ter o projeto. A novidade prevê, inicialmente, economia de 10% na utilização de água potável.
“Entre os equipamentos, teremos dois reservatórios principais, cada um com capacidade para 10 mil litros de água tratada, totalizando 20 mil litros disponíveis para o uso. Além disso, uma caixa adicional de retenção, com capacidade para mais 20 mil litros, armazenará a água da chuva captada, pronta para ser utilizada conforme a demanda do sistema”, explica Marcelo Watanabe, Gerente Técnico e SGI da empresa.
A implementação do projeto faz parte do compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável de recursos hídricos. A princípio, a água de reuso será utilizada nos sanitários. “Com a redução no consumo de água potável proporcionada pelo sistema, esperamos contribuir para a preservação ambiental. Acreditamos que os benefícios serão perceptíveis já no primeiro ano de operação”, acrescenta o gestor.
Vale destacar que a empresa conquistou a certificação ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) em 2022. Desde então, tem desenvolvido análises e iniciativas para reforçar a atuação em alinhamento às agendas socioambiental e climática.
Sobre a instalação do sistema de reuso de água nas outras unidades, Watanabe explica que ele “está sendo implementado inicialmente na divisão de aço inox da matriz como um projeto-piloto. Após uma avaliação detalhada de sua eficiência e impacto, estudaremos sua expansão para outras divisões e filiais. A implementação exige adequações específicas na rede hidráulica de cada unidade para garantir a distribuição adequada da água de reuso”.
Para conhecer mais novidades, siga também as redes sociais.