Grupo Açotubo realiza processo de auditoria das normas ISO 9001:2015 e ISO 14001: 2015

07/12/2023 | Produtos e Serviços

Para reforçar o comprometimento com a qualidade, meio ambiente, segurança, transparência e manter processos operacionais atualizados com as normas de mercado e compromissos ambientais, o Grupo Açotubo passou pelo processo de auditoria das normas ISO 9001:2015 e ISO 14001: 2015.

Realizada entre os dias 18 e 20 de outubro, a ação contemplou cinco divisões da empresa: Inox, Tubos e Aços, Soluções Integradas, Conexões e Tirantes. “As auditorias são realizadas anualmente, para garantir que estamos seguindo as regras e atendendo os requisitos estabelecidos.” conta Camila Varjão, Supervisora do Sistema de Gestão Integrado do Grupo Açotubo.

O processo de auditoria foi realizado pelo órgão certificador. Durante a avaliação, não foi registrado nenhum apontamento, ou seja, zero não conformidade, um resultado excelente, que demonstra que nenhuma ação corretiva é necessária atualmente.

Para Marcelo Watanabe, Gerente da Qualidade Corporativo no Grupo Açotubo, a auditoria das normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 possuem um papel fundamental para o futuro do negócio. “É lógico que esse processo tem uma grande visibilidade para clientes que exigem esse tipo de requisito, tanto qualidade ou ambiental. As questões ambientais estão ganhando mais peso, mais força, as pessoas têm se preocupado mais.”

“Entendemos que a Açotubo, como uma empresa que sempre tenta ser a vanguarda das empresas de distribuição, tomamos a frente para conquistar esses requisitos, queríamos essas certificações porque entendemos que em algum momento elas serão indispensáveis, assim já estaremos com isso inserido no nosso dia a dia. Afinal, isso não vem assim de uma hora para outra. Certificação é uma mudança cultural que, aos poucos, temos que ir inserindo na rotina dos colaboradores; jogando o lixo no local correto, usando reciclagem, fazendo materiais de sucata, coleta de resíduos, utilizando recursos com mais consciência. Então, vamos mudando um pouquinho da consciência do pessoal aqui, que é o que vai fazer a diferença no final das contas. É uma sustentabilidade não só ambiental, mas do próprio negócio.” completa Marcelo Watanabe.

Além das normas abordadas na auditoria, o Grupo Açotubo também conta com outras iniciativas, como o processo de energia sustentável, que parte 100% de fontes renováveis; o Programa de Melhoria Contínua, que já foi abordado no blog e projetos futuros, como de água pluvial e reuso, com início em 2024, reforçando o compromisso em sempre melhorar suas operações.

Essas e outras novidades você pode conferir no site ou acompanhando as redes sociais da empresa.