Grupo Açotubo faz balanço das tecnologias implementadas e prevê ações para 2024

14/12/2023 | Produtos e Serviços

Durante o ano de 2023, o Grupo Açotubo seguiu investindo em melhorias tecnológicas, implantando soluções para diversos setores, como as operações de produção, logística, TI e comercial, contribuindo diretamente nas tarefas diárias, no desempenho dos colaboradores e na satisfação dos clientes.

O gerente de TI do Grupo Açotubo, Renato Vellani Gomes, explica o impacto dessas mudanças, os principais desafios no processo e a importância de novos programas alinhados com as inovações. 

“O advento da nova gestão no início do ano, com novos líderes e com a missão de potencializar os bons resultados da gestão anterior, talvez tenha sido o principal desafio. Outro ponto, que representou  uma grande conquista, foi a inauguração do nosso Programa de Estágio. Ter a oportunidade de trabalhar e formar novos talentos, não só para o Açotubo, mas para a vida, é um privilégio e com certeza algo a ser comemorado.”

Principais melhorias implementadas

Operação de produção: implementação de coletores RFID.

Logística: foi criado um módulo integrado com todas as divisões do Grupo Açotubo.

Comercial: foi desenvolvido um portal de vendas para os vendedores, consultores e representantes.

Resultados que podem ser identificados

Embora o processo de adaptação para as novas tecnologias ainda esteja acontecendo, já é possível enxergar alguns resultados nos processos internos do Grupo.

Coletores RFID: mais agilidade, eficiência na execução e apuração do inventário.

Nova logística: aumento na satisfação dos clientes e fornecedores, pois o período de permanência ao ser atendido no Grupo se tornou ainda mais agradável e eficiente.

Portal de vendas: foi identificado aumento na satisfação dos usuários ao ingressar na nova plataforma.

A adaptação dos colaboradores

As mudanças no ambiente de trabalho, tanto tecnológicas quanto de métodos,  também apresentaram resultados. 

Segundo Gomes, “de modo geral, os colaboradores têm se adaptado muito bem às novas plataformas, metodologias e processos. São realizados treinamentos a cada projeto e lançamento de ferramentas, com formação de turmas e key users das áreas. A aderência dos participantes tem sido muito boa”.

Além disso, o Programa de Estágio em TI também foi outra novidade do ano muito positiva para o Grupo. “Sabemos que iniciar um processo de treinamento em uma área de extrema demanda é muito desafiador, por isso, tivemos que trabalhar em três etapas de preparação: capacitação, mentoria e execução. Esses passos nos proporcionaram troca de aprendizado, com o conhecimento equiparado entre os profissionais, permitiram aumentar nossa capacidade de entregas e garantir satisfação maior na equipe”,  acrescenta o gerente.

Projeções tecnológicas para 2024

Diante de um balanço tecnológico com mudanças positivas durante o ano, a tendência é que para 2024 o processo de inovação continue. Entre as principais novidades já previstas para o futuro próximo, estão:

Reestruturação dos data centers da matriz e filiais do Grupo: com o objetivo de garantir maior performance e conectividade entre as redes.

Continuação da jornada de transformação digital: automatizando diversos processos operacionais, investindo em robôs colaborativos, aplicados ao conceito de IoT (Internet das Coisas) e Machine Learning, permitindo que as máquinas desempenhem um papel cada vez mais importante na indústria,  possibilitando otimizar decisões com base em dados de forma autônoma.

Uso de Inteligência Artificial (IA): para a resolução e prevenção de problemas do cotidiano, impulsionando a digitalização de outros processos.

Para mais novidades do Grupo Açotubo, acompanhe o site e as redes sociais.