Expansão, eventos e ações de ESG marcam o primeiro semestre da Açotubo; saiba mais

27/09/2023 | Produtos e Serviços

O primeiro semestre de 2023 do Grupo Açotubo teve como destaque ações de marketing e relacionamento, novidades, projetos e a realização e participação em eventos estratégicos para o mercado.

Conheça os principais movimentos da empresa no período e as iniciativas do segundo semestre.

Internacionalização

A Incotep, empresa do Grupo Açotubo, segue em expansão dos negócios e operações em toda América Latina. Iniciado em 2020, o processo de internacionalização já atingiu 100% de crescimento na Colômbia e 15% no Peru.

Nova Filial

No Brasil, o movimento constante de crescimento continua com a abertura da mais nova filial em Joinville, Santa Catarina, em junho. Construída em uma área de 1.500 m² e com investimento de R$1.5 milhão, o objetivo é unir a proximidade com os clientes locais à agilidade na cobertura logística da empresa.

Projetos e eventos realizados

O início do ano foi marcado pela divulgação do vídeo institucional e do novo site, com versões em português, inglês e espanhol, para oferecer uma jornada de navegação pelas informações e portfólio de produtos para empresas de diferentes países.

Participações e promoções de eventos também marcaram o período. Caso da Convenção de Vendas, para atualização profissional de colaboradores do departamento comercial; das seis edições do Voz do Cliente, projeto que trouxe um cliente de nível nacional convidado para contar os desafios da rotina e a importância da contribuição da Açotubo para as operações; e dos dez encontros do Portas Abertas Incotep, um programa em que clientes são recebidos na empresa para uma imersão de conhecimento nos produtos que utilizam. O Grupo também apoiou o 4º Encontro da Indústria de Autopeças, promovido pelo Sindipeças, em abril.

Para estreitar ainda mais o relacionamento em diferentes regiões do país, foram promovidas as três edições do Beer em Piracicaba, Minas Gerais e Rio de Janeiro; o ChurrascAço, em Sertãozinho (SP); e a ação na Stock Car, para parceiros do Rio Grande do Sul.

Capacitação

Para ampliar o aperfeiçoamento profissional, também foram lançadas missões de aprendizagem na Universidade Açotubo, como Diversidade e Inclusão: Mindset Inclusivo; ESG: Como gerar valor na sua empresa com práticas de ESG, Liderança e Princípios ESG; Metodologias Ágeis: Scrum para produtividade; e Segurança do Trabalho: CIPA, entre outros.

Ações Sociais

Além do tradicional apoio a Corrida e Caminhada do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) que teve a sua 21ª edição, também foi realizada a Campanha Páscoa Solidária, que atendeu diversas instituições graças ao engajamento da equipe com uma arrecadação significativa de chocolates.

ESG

Internamente, foram realizados projetos com foco em ESG, como o SIPATSMA (Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho, Saúde e Meio Ambiente) e a Campanha de tampinhas e lacres, que mobilizaram toda a equipe. Além disso, foi realizado o levantamento do GEE (Gases de Efeito Estufa), para os escopos 1 e 2, e a confirmação junto aos fornecedores de energia elétrica que todo consumo feito pelo Grupo Açotubo em 2023 está vindo 100% de fontes renováveis. Ao todo, a perspectiva é de que durante o ano, deixe de ser emitido na atmosfera cerca de 180 toneladas de carbono.

Resultados

As ações possibilitaram acompanhar de perto as necessidades dos clientes e apresentar soluções de excelência, ampliar e fortalecer a rede de contatos, networking e reforçar o movimento de transformação do aço em negócios vencedores.

No segundo semestre, inúmeras ações estão previstas pela empresa. Para saber mais notícias, continue acompanhando o blog e as redes sociais.