Às vésperas de completar 50 anos, o Grupo Açotubo vem contando um pouco da sua história de sucesso, que é marcada por profissionais com visão de negócio e conhecimento do setor siderúrgico, a diversificação no portfólio, a expansão além do aço, novos investimentos, entre outros fatores.
Desta vez, convidamos para entrevista Luiz Bassi, um dos fundadores do Grupo e membro da primeira geração de executivos. Ele é um dos responsáveis (ao lado de Ribamar Bassi e Wilson Bassi), por exemplo, pela ampliação dos negócios nos segmentos de incorporação e financeiro, além da criação das empresas: Trialle Incorporação e Construção, que atua com excelência no mercado imobiliário de imóveis comerciais; Tirreno Finanças e Negócios, que tem como objetivo, desde 2016, prestar a melhor consultoria de análise do mercado de recebíveis; e, por fim, a Incotep, inaugurada em 2002 e que é especialista em sistemas de ancoragem. Além disso, também colaborou com a aquisição da Artex e muitos outros projetos que hoje fazem parte do Grupo.
Hoje, Luiz Bassi é um dos membros do conselho da Açotubo que ajudou a construir e contou um pouco sobre a sua história na empresa, o atual cargo e suas expectativas para o futuro. Confira:
Por quanto tempo o senhor esteve na administração do Grupo Açotubo? Qual cargo ocupou?
Luiz: Desde a fundação, tenho desempenhado um papel ativo na administração do Grupo Açotubo, contribuindo de diversas maneiras desde a fundação da empresa.
Nos primeiros anos, minha participação era extremamente abrangente, envolvendo tarefas que iam desde a construção de prateleiras até o carregamento de caminhões e entregas diretas aos nossos clientes. Essas ações tinham como objetivo otimizar a gestão de estoque e garantir a satisfação de nossos clientes.
Com o passar do tempo e o crescimento constante do Grupo Açotubo, minha atuação gradualmente evoluiu em direção à gestão, culminando na minha ocupação do cargo de diretor-geral da empresa.
Em 2020, vivenciamos uma transição geracional significativa, na qual transferimos a responsabilidade administrativa para a segunda geração da nossa família empresária. Desde então, tenho atuado como conselheiro de administração do Grupo Açotubo e como diretor-geral das empresas que fazem parte do Grupo, mas não operam no segmento do aço.
Durante este período quais foram os principais desafios?
Luiz: Com certeza foram muitos desafios, mas podemos destacar os planos econômicos que muito impactaram na economia, a inflação fora do controle e capital baixo para manter as nossas contas em dia, que sempre foi nossa principal bandeira.
Quais foram os projetos que o senhor conduziu/desenvolveu para o crescimento da empresa?
Luiz: Toda decisão é debatida entre os sócios e conduzida em conjunto pela família. Acredito que os mais impactantes no sucesso do negócio foram: diversificação do nosso portfólio de produtos e serviços, e o foco nos nossos clientes, pois diversos projetos e investimentos decorrem disso Por exemplo, não medimos esforços e investimentos em automação de sistemas com pensamento voltado na agilidade de atendimento.
Para o senhor, quais iniciativas contribuíram para o crescimento de mercado da empresa?
Luiz: Um dos principais itens que contribuíram para o crescimento do Grupo Açotubo foi a abertura das filiais, temos como lema sermos “presença solucionadora”, seja com nossos produtos variados, seja com nossos serviços, mas um ponto de extrema relevância que carregamos desde a nossa fundação é que atendemos o cliente in time. Isso é transmitido em nossa cultura organizacional, de modo que essa busca pelo melhor para os nossos clientes se perpetuará pela história da empresa.
Atualmente, qual o seu papel no conselho do Grupo Açotubo?
Luiz: Somos 5 Conselheiros, sendo 3 da Família e 2 Externos.
O Conselho de Administração do Grupo Açotubo desempenha um papel fundamental no apoio aos nossos executivos. Mensalmente, nos reunimos para discutir os resultados do mês e os rumos estratégicos da operação do Grupo Açotubo. Nossa principal responsabilidade consiste em fornecer orientação e contribuições valiosas ao negócio, baseadas em nossa vasta experiência e visão estratégica.
Como foi para o senhor o processo de condução da administração do Grupo para a segunda geração?
Luiz: A transição para a segunda geração foi um extenso processo de planejamento e preparação que faz parte de nossa estratégia de governança corporativa, a qual tem sido moldada ao longo de mais de uma década. Nesse processo, buscamos orientação de consultorias externas (Mesa Consultoria e Hoft) para adotar as melhores práticas do mercado e contávamos com algo muito importante: a boa visão de negócios e muita vontade de assumir dos filhos e sobrinhos.
Quando finalmente efetivamos essa transição em 2020, estávamos confiantes no resultado. A pandemia da COVID-19, apesar dos desafios que trouxe, representou uma oportunidade para a mudança. Bruno Bassi, da segunda geração e atual CEO do Grupo Açotubo, assumiu a liderança da gestão com o nosso apoio, durante o período de restrições.
Hoje, podemos afirmar com segurança que a sucessão fortaleceu nosso Grupo. Ela trouxe a inovação da segunda geração e a experiência da primeira, unindo-as de forma sinérgica, resultando em um conjunto de habilidades e perspectivas valiosas para o futuro do Grupo Açotubo.
Como é ver a empresa completar 50 anos? Qual o significado da data e da trajetória para os fundadores?
Luiz: A Açotubo teve seu início como o sonho de uma família e, hoje, impacta positivamente a vida de mais de 900 famílias. Alcançar esse marco excepcional é uma experiência profundamente emocionante e gratificante.
A Açotubo representa um projeto de vida para nossa família. Dedicamos anos de esforço e trabalho árduo para chegar a este ponto e é impossível descrever o imenso orgulho e felicidade que sentimos neste momento.
Na sua opinião, quais características de gestão fizeram da Açotubo uma empresa referência nacional? Qual a receita do sucesso?
Luiz: Acredito que não existe uma fórmula mágica para o sucesso, pois ao longo dos anos, a Açotubo teve que se adaptar às variações do mercado com grande resiliência, o nosso propósito sempre foi um só entre os três irmãos, manter os pagamentos 100% em dia com nossos fornecedores e nossos funcionários, e também manter todos os benefícios. Dessa forma, sentimos muito orgulho de ter formado milhares de funcionários com Curso Superior e vários com MBA.
O que tem sido fundamental em nossa trajetória e nos uniu é a incessante busca pela excelência, um valor que foi incutido em nós por nossos pais e que carregamos para toda a vida. Além disso, nutrimos um profundo respeito pelos nossos colaboradores e clientes, reconhecendo que ninguém alcança o sucesso sozinho. Nossas sólidas parcerias com fornecedores também desempenham um papel crucial.
Porém, antes de tudo isso, reconheço que Deus vem nos guiando nessa jornada.
Quais são as perspectivas de negócio para os próximos 10 anos? Como serão os 60 anos da Açotubo?
Luiz: Nossa perspectiva é de extrapolarmos nossas fronteiras, apesar de já sermos uma empresa internacional, queremos evoluir com esse projeto e temos também em nossos planos, aprovado pelo conselho e CEO, um forte crescimento nas áreas industriais e uma empresa mais informatizada para prestar serviços com excelência aos nossos clientes.
Série 50 anos Açotubo
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