Série 50 anos da Açotubo:

25/01/2024 | Produtos e Serviços

Ribamar Bassi e o trabalho do setor comercial da Açotubo

Responsável pelo Departamento Comercial do Grupo Açotubo por 46 anos, Ribamar Bassi, um dos três irmãos fundadores da companhia, construiu uma história profissional no cargo de Diretor Comercial e foi responsável por desenvolver e estreitar relacionamentos com fornecedores e clientes. 

Na entrevista abaixo, a terceira, para a série de 50 anos da Açotubo com os criadores da empresa, considerada uma das maiores distribuidoras de produtos siderúrgicos do país, o gestor conta um pouco da sua trajetória, fala sobre a atual função e os requisitos que têm contribuído para o crescimento do Grupo. 

Confira abaixo:

Por quanto tempo o senhor esteve na administração do Grupo Açotubo? Qual cargo ocupou? 

Ribamar: Atuei como Diretor Comercial da companhia por 46 anos e, atualmente, integro o Conselho Administrativo ao lado dos meus irmãos e outros dois conselheiros. 

Como conselheiros, continuamos ligados à empresa, que agora tem a segunda geração da família Bassi na administração.

Durante o período de atuação quais foram os principais desafios? 

Ribamar: Acredito que os desafios contribuíram para o sucesso da empresa, entre eles, destaco a manutenção de mercado e Marketing Share, durante as cinco décadas de atuação.

Vale destacar também as iniciativas que fortaleceram os negócios, como ampliação do nosso portfólio de produtos e o constante aperfeiçoamento da qualidade de atendimento e das relações tanto com os nossos fornecedores e parceiros, quanto com os nossos clientes

Quais foram os projetos que o senhor conduziu/desenvolveu para o crescimento da empresa? 

Ribamar: Nós (fundadores) desenvolvemos, nestes 50 anos, todos os nossos projetos, incluindo as estratégias comerciais, como implementação de melhorias, expansão de mercado e portfólio, novas parcerias e emprego de tecnologias, como se fossem únicos e trabalhamos cada um deles como se fossem a última pérola.

Portanto, a empresa como um todo pode ser considerada um projeto sólido. E claro, todo o processo também contou com as participações de colaboradoras e colaboradores.

Para o senhor, quais iniciativas contribuíram para o crescimento de mercado da empresa? 

Ribamar: Os principais pilares foram a busca constante pelo melhor atendimento, a preocupação com a qualidade e também com o caixa saudável.

Atualmente, qual o seu papel no conselho do Grupo Açotubo? 

Ribamar: Ajudar nossa companhia em sua trajetória de análise e crescimento, mantendo a filosofia de transparência e seriedade. 

Como foi para o senhor o processo de condução administrativa do Grupo para a segunda geração? 

Ribamar: Foi de concordância plena. Considero uma das nossas melhores escolhas em termos de prazo, modo e pessoas. Com o processo, ganhamos em modernidade e longevidade da companhia. Foi uma movimentação formidável, muito bem sucedida.

Como é ver a empresa completar 50 anos? Qual o significado da data e da trajetória para os fundadores? 

Ribamar: Nunca pensamos em chegar onde estamos. É uma comoção generalizada em nossa família estarmos completando 50 anos de mercado, com uma empresa sólida, moderna e em constante crescimento.

Na sua opinião, quais características de gestão fizeram da Açotubo uma empresa referência nacional? Qual a receita do sucesso? 

Ribamar: A resposta é simples. A receita é trabalho, dedicação plena e constantes investimentos no que acreditamos. 

Quais são as perspectivas de negócio para os próximos 10 anos? Como serão os 60 anos da Açotubo? 

Ribamar: A administração seguirá moderna, mantendo as raízes que fazem parte da empresa como o respeito aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores. 

Sobre as projeções, nossa companhia também será internacionalizada pela América e nosso tamanho 50% maior. 

Saiba mais

Para conferir as entrevistas com os outros dois irmãos integrantes da primeira geração administrativa do Grupo Açotubo, sr. Luiz e sr. Wilson, clique nos nomes.

A Açotubo completa 50 anos em fevereiro deste ano.