Série 50 anos – “O Grupo Açotubo tem um espírito inquieto e inovador “, conta Vinicius Bassi, gerente de Marketing

03/01/2025 | Institucional

Durante a Série 50 anos, os artigos abordaram diversos temas e momentos da trajetória do Grupo, sem deixar de lado as pessoas que fizeram a história da empresa e também os que estão trabalhando para um futuro promissor. 

Por isso, chegou o momento de conhecer um pouco mais sobre Vinícius Bassi, membro da segunda geração de lideranças.

Hoje, o executivo ocupa a cadeira de gerente de Marketing, mas acumula bastante experiência na Açotubo. Na entrevista que segue, ele fala sobre a transição geracional, os aprendizados com os fundadores e os planos da companhia para os próximos anos.

Confira:

Como foi o início da sua trajetória no Grupo Açotubo?

Vinicius Bassi: comecei como estagiário, passei por diferentes áreas enquanto cursava administração de empresas. Seis meses depois de acabar a faculdade, iniciei a pós-graduação em Marketing, onde atuei na área, mas sem cargo de liderança. Um tempo depois, comecei a atuar também na parte operacional da logística do Grupo.

Depois de um tempo, assumi como gerente da Divisão de Soluções. Foi um grande desafio, onde aprendi muito. Depois de um ano e meio, fui para a gerência comercial da divisão de Aço Carbono e, em 2021, voltei para a área de Marketing, desta vez assumindo a gerência corporativa no Grupo.

Como foi a transição da primeira para a segunda geração do Grupo Açotubo?

Vinicius Bassi: a transição foi um processo bem estruturado e pensado, que começou de maneira gradual, há mais de doze anos. A pandemia, embora tenha sido um período difícil, acabou impulsionando a mudança. A primeira geração, por ser grupo de risco, precisou trabalhar de casa, e isso abriu mais espaço para o Bruno, atual CEO, assumir com mais autonomia. 

Confesso que esperava que essa transição fosse mais difícil, mas eles toparam o jogo e entenderam a importância de migrar para um papel mais estratégico, atuando no conselho e deixando o operacional para a nova gestão.

Além disso, o Bruno passou por um processo seletivo sério, onde foi avaliado junto a outros executivos de mercado. Isso reforça o compromisso da empresa com a meritocracia, mesmo sendo um negócio familiar. A governança também avançou bastante com a entrada de conselheiros externos e uma estrutura cada vez mais profissionalizada.

Como é viver este momento dos 50 anos e trabalhar ao lado dos fundadores?

Vinicius Bassi: primeiramente, sou muito grato a Deus por todos estarem com saúde. Isso é essencial. É inspirador ver como os fundadores continuam humildes e antenados. Recentemente, por exemplo, o Sr. Luiz, quase aos 80 anos, falou comigo sobre inteligência artificial. Eles mantêm uma mentalidade de aprendizado constante e um respeito em relação aos clientes que nos guiam até hoje.

O Grupo Açotubo tem um espírito inquieto e inovador. Mesmo com conquistas expressivas, como o marco de faturamento de R$ 1 bilhão e a criação de uma joint venture internacional, seguimos buscando mais. Essa inquietude, aliada a uma gestão profissionalizada e valores sólidos, como ética e foco do cliente, nos dá a base para continuar crescendo.

O que você acredita ter sido determinante para os recordes de faturamento nos últimos anos? E qual foi o papel do Marketing nesse processo?

Vinicius Bassi: o aumento nos preços do aço entre 2020 e 2022 impactou positivamente o nosso faturamento, mas não foi o único fator. Nós ampliamos a nossa atuação com filiais, investimos em novas linhas de produtos, como o aço inox, e incorporamos empresas ao Grupo. Seguimos o lema de “família pobre, empresa rica”, reinvestindo continuamente no negócio, seja em máquinas, consultorias ou treinamentos.

O Marketing teve um papel crucial nesse crescimento. Trabalhamos para estreitar o relacionamento com nossos clientes, seja reativando contas em inatividade, ampliando nossa base e capacitando equipes. Além disso, o Marketing está se tornando cada vez mais estratégico, promovendo a gestão forte de marca, comunicação com stakeholders e iniciativas como o NPS para medir a satisfação do cliente. 

Nos 50 anos, em particular, fizemos um barulho maior: festas, ativações em rádios e eventos, e estamos preparando novidades para 2025, como o retorno da convenção de vendas.

Quais foram os principais valores construídos pelo Grupo Açotubo nesses 50 anos? E o que a primeira geração deixou como aprendizado?

Vinicius Bassi: o Grupo Açotubo sempre teve uma veia comercial muito forte, com o lema “somos todos vendedores”. Isso reflete na flexibilidade e na capilaridade para atender nossos clientes. A ética é outro valor essencial que nos diferencia no mercado.

Com a primeira geração, aprendi a humildade de sempre estar disposto a aprender, a resiliência para enfrentar desafios e o foco do cliente. Esses valores, aliados à busca pela excelência, nos guiam em um mercado cada vez mais competitivo.

Quais são as suas projeções para o Grupo e as perspectivas para os próximos 10 anos?

Vinicius Bassi: estamos desenhando este futuro com uma gestão cada vez mais profissionalizada e focada na longevidade da empresa. Hoje, todos os nossos diretores são profissionais de mercado, e continuamos investindo em tecnologia, pessoas e expansão. O objetivo é que os valores que nos trouxeram até aqui — ética, foco do cliente e resiliência — estejam mais vivos do que nunca, não apenas nas paredes, mas em cada ação.

Essa trajetória de 50 anos nos enche de orgulho, mas também nos desafia a continuar inquietos, inovadores e comprometidos com a perpetuação do legado Açotubo.

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