News

Trabalho remoto: como o processo contribui para as operações da empresa

Blog 30.06.2021

Diante do cenário de isolamento social ocasionado pela pandemia, o home office se tornou alternativa para muitas empresas manterem as operações e, ao mesmo tempo, os protocolos de cuidados.

Com o objetivo de preservar a saúde e o bem-estar dos colaboradores e continuar atendendo a todos os clientes, fornecedores e parceiros com a mesma produtividade, qualidade e eficiência, a Açotubo reestruturou setores da indústria, como o Administrativo e o Comercial para trabalho remoto. 

A medida, praticada há mais de um ano, tem contribuído para os cuidados dos funcionários e reduzido a circulação nas dependências e escritórios do Grupo, entre outras transformações. Conheça como foi a estruturação:

Implantação

Um dos maiores desafios do processo foi a rápida adaptação à nova realidade de trabalho. Como forma de promover a mudança de modo mais seguro e tranquilo, a Açotubo procurou manter uma comunicação constante e transparente com os colaboradores para tirar dúvidas, minimizar incertezas e manter um clima de estabilidade, por meio de ferramentas como e-mail, whatsApp, intranet, aplicativo (AçoAPP). 

Além disso, a empresa disponibilizou trilhas de cursos específicos sobre trabalho remoto na Universidade Açotubo, plataforma on-line de capacitação de funcionários.  

Durante o processo, os gestores foram fundamentais para manter o engajamento das equipes, o comprometimento e a contínua busca por melhores resultados.

Políticas adotadas

Com forma de manter a saúde e o bem-estar dos colaboradores, a estruturação do home office foi feita conforme a legislação do teletrabalho, a Segurança do Trabalho, as normas de Segurança Cibernética e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Houve também a criação das células de CyberSecurity na Infraestrutura digital para a proteção de sistemas. E a criação da VPN para acesso remoto dos colaboradores. 

Avaliação

Depois de um ano da implantação do sistema, o grupo Açotubo conta com 101 colaboradores trabalhando à distância, considerando a matriz e as filiais. Diante dos desafios, a modalidade contribuiu para a transformação cultural da empresa, com a manutenção da produtividade, maior economia e o fortalecimento da marca.

Quer saber mais? Continue por dentro das novidades da Açotubo nas nossas plataformas digitais.  

Palavras-chave: a saúde e o bem-estar dos colaboradores – trabalho remoto