News

O que é o aço

Novidades 01.01.2019

O que é o aço?

O aço é uma liga metálica composta por 98,5% de ferro, por 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e fósforo. Portanto, o seu componente principal é o metal ferro, que é obtido em siderúrgicas por meio da hematita. A palavra “siderurgia”, que vem do grego, significa “trabalho feito sobre o ferro” e trata-se, em geral, de um campo específico da metalurgia que transforma o ferro em aço.

O ferro obtido nas siderúrgicas não é puro, possui de 2 a 5% de carbono em sua constituição, sendo chamado de ferro-gusa. Assim, antes de ser transformado em aço, o ferro precisa ser purificado.

Atualmente, a obtenção do ferro é pequena em relação à produção de aço, que possui preferência em razão de suas ótimas propriedades, como poder ser trabalhado pela forja, laminação e extrusão, o que é difícil de ser feito com o ferro metálico. O aço também tem maior tenacidade (resistência mecânica) e maior dureza (capacidade de riscar outros materiais). Outro ponto a seu favor é seu baixo custo em relação a outros metais e ligas metálicas.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/aco.htm