
Evento de atualização teve palestras e dinâmicas para reforçar as estratégias comerciais, a cultura organizacional e a expansão dos negócios
Nos dias 7 e 8 de junho, profissionais da equipe de Vendas, do time Comercial e as lideranças do Grupo Açotubo estiveram presentes na 6ª Convenção de Vendas da empresa. O evento reuniu 220 colaboradores e colaboradoras da matriz e das filiais de Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piracicaba (SP), Santa Catarina e Sertãozinho (SP).
O encontro, realizado em Mairiporã (SP), teve como objetivo apresentar as próximas estratégias comerciais e o desenvolvimento das novas diretrizes da cultura organizacional.
Como foi?
Para reforçar esses pilares, a programação contou com dinâmicas de grupos nos dois dias, com foco em conceitos atuais e projeções de atuação. Uma delas foi um jogo de tabuleiro que sinalizava a construção estratégica da jornada de atendimento e a conquista de metas. Outra iniciativa teve como foco o trabalho em equipe, em que profissionais foram divididos em grupos e atuaram nas construções de barcos de papelão navegáveis.
A convenção voltou a acontecer dois anos após a edição anterior, promovida em 2023. Sobre as mudanças ocorridas nesse período, o CEO Bruno Bassi afirma que “vemos um time cada vez mais integrado, tivemos muitos projetos desenvolvidos, processos, sistemas e iniciativas junto aos clientes”.
O executivo também acrescenta: “Temos criado ações relacionadas à equipe, à liderança e à cultura que estão permeando a companhia como um todo. Desta forma, queremos estar alinhados ao futuro”.
Palestra com Paula Harraca reforça a importância da cultura organizacional
O encerramento das atividades foi marcado pela palestra “Cultura, Mudança, Liderança”. Ministrada pela executiva, empreendedora, educadora, autora de best-seller e referência em ESG, Paula Harraca, a atração trouxe insights importantes sobre cultura organizacional, modelos de atuação e a importância de entender profundamente a necessidade e a vontade de cada cliente.
A executiva, que tem trajetória no ramo siderúrgico — atuou por mais de 20 anos na multinacional ArcelorMittal — compartilhou também algumas experiências e mensagens motivacionais de lideranças que são referência no mercado.
Tubo do tempo
Outra atração que chamou a atenção dos participantes foi o “Tubo do tempo”, que teve como objetivo reunir mensagens sobre o futuro da empresa.
Para isso, cada participante do evento pôde registrar suas expectativas, sonhos e desejos para os próximos 10 anos. Os textos serão preservados para serem revisitados em 2034, quando a Açotubo completará 60 anos. O objeto está exposto na matriz até a sua abertura, simbolizando a conexão entre presente e futuro. Além dos escritos, também foram coletados depoimentos em vídeo.
Sobre o tema, o CEO revela: “Visualizo nos próximos anos uma Açotubo ainda mais conectada com os clientes, não apenas de forma digital, mas especialmente de forma humana, estando ainda mais próxima e entendendo ainda mais as suas necessidades. Do ponto de vista de negócios, que ela continue a expansão em territórios nacionais e internacionais, com mais produtos no portfólio, linhas de serviços e novas divisões de atuação”.
Em relação à organização do evento, Nathalia Diniz, supervisora de marketing, ressaltou a importância “do trabalho em grupo de toda a equipe, de nossos parceiros e fornecedores na realização. As dinâmicas, as palestras, todas as atividades foram muito bem pensadas e estavam conectadas com o objetivo do encontro. O sentimento agora é de motivação”.
Depoimentos
Para saber mais sobre a convenção, confira alguns depoimentos de profissionais:
Para André Pereira Miranda, gerente da filial de Sertãozinho (SP), “do que presenciamos na convenção, levo para a rotina de trabalho uma visão de futuro, em que vejo a empresa sólida, segura e com a mentalidade vencedora e inovadora reforçada”.
Já Magno da Silva Sales, gerente da filial de Contagem (MG), conta que “o ponto alto foi a transformação/transição de onde estamos para onde queremos chegar. Houve muita sinergia entre profissionais, interação e isso se refletirá nas outras áreas também”.
Gerente comercial da unidade de vendas de Caxias (RS), Guilherme Montanari, relata que “a convenção foi muito inspiradora na minha jornada, que já soma 14 anos na empresa. Já passamos por atualizações, sempre em prol do cliente e de cada colaborador(a), mas acredito que as mudanças que estão por vir serão uma ressignificação muito positiva para o atendimento a diversos setores do mercado”.
De acordo com Maicon Corrêa, gerente da recém-inaugurada filial de Santa Catarina, “foi um momento de alinhamento fundamental para uma nova Açotubo, comercialmente falando. O objetivo é buscar uma nova performance e vejo a empresa caminhando para uma linha de superação, de novidades e adequação às próximas demandas do mercado”. Esta foi a primeira Convenção de Vendas que o gestor participou pela empresa.
Também em primeira participação no evento, Elizabete Maria Evangelista, consultora de vendas da Matriz, conta que o evento “foi além das minhas expectativas. Saio da convenção renovada e com uma visão ainda mais estratégica da empresa”.
Suzilene Santos Mamone Souto, gerente de vendas da Divisão Inox, destaca a proposta de mudança como diferencial. “Diferente das outras edições, essa teve uma proposta de mudança e, com isso, de novas expectativas, responsabilidade e de como nós, profissionais de gestão, vamos engajar nossas equipes de campo. Então, focamos no desafio, na transformação e na coragem”.
Para José Ricardo Marques, gerente nacional de projetos do Grupo Açotubo, que completa 23 anos de atuação: “Essa edição foi estratégica e mostrou aos participantes como a empresa está se preparando para o futuro do mercado”.
Também há duas décadas na empresa, George Kramer, gerente nacional de vendas, acrescentou. “A Açotubo aproveitou para mostrar a todos uma transformação da força de vendas alinhada ao foco do cliente. É um processo que já está sendo construído há bastante tempo e a equipe conseguiu assimilar e já visualizar as novas possibilidades de atuação”.
Quem teve a mesma percepção foi Alex Cunial, gerente de vendas de Conexões. “Diferente das outras convenções, essa tem uma mudança importante em relação ao nosso modelo de trabalho e o que foi apresentado nos possibilitará utilizar de forma mais otimizada a nossa força de vendas”.
Ao final do evento, Caio Furlanetto, gerente comercial de Aços e Tubos, acrescentou: “A convenção veio para reforçar que a empresa está sempre em busca de evolução, de melhoria contínua, e isso se faz necessário até para a perenidade dos negócios. Então, a todo tempo temos que buscar oportunidades, opções e embasamento no foco do cliente”.
Conheça mais sobre o trabalho da Açotubo no site e também nas redes sociais.
👋 Olá, posso ajudar? 👋