Conheça o planejamento estratégico da Açotubo para 2022

10/02/2022 | Eventos e Parcerias

No ano passado, o Grupo Açotubo conseguiu superar as metas previstas no plano anual da empresa com a ampliação dos negócios, da receita – atingindo R$ 2 bilhões e, também, no desenvolvimento de iniciativas, tanto para colaboradores quanto para as ações de Responsabilidade Social. 

E para 2022, quais são as perspectivas? Para responder a esta pergunta, líderes de alguns setores destacaram os planos previstos para os próximos meses que têm como foco a expansão das operações. Veja abaixo:

Negócios

Segundo Fernando Del Roy, Diretor da Divisão de Industriais para América Latina, o grupo seguirá com muitos projetos neste ano. Na Incotep, por exemplo, os planos de internacionalização seguem em alta. Após iniciar operações em outros países, no ano passado com a aquisição de parte da empresa Sistemas de Perforación y Geotecnia (SPG), que atua na Colômbia e no Peru, a companhia segue na direção de expandir o atendimento. 

Mas, não é só isso! A busca por maior atuação no setor de Mineração, e nos mercados de Construção Civil, Energia e Agrícola estão entre as metas. Além do lançamento de nova linha de produtos, os torquímetros, e a aquisição de caminhão Munk visando facilitar a entrega para os clientes. “Continuamos com muitos projetos nas áreas industriais, tanto para a Incotep quanto para a Unidade de Soluções”, destaca Del Roy. 

Já o setor de Distribuição contará com investimento de R$ 15,6 milhões, para Implantação ISO 14001 e modernização de Equipamentos de Corte e Logística. Conta Rubens Ortolani, Diretor da Divisão de Distribuição e Logística do Grupo, que a expectativa é de “crescimento em torno de 10% em relação ao ano passado com foco em segmentos como Implementos Agrícolas, Rodoviários, Energia e Papel e Celulose”.

Tecnologia

Um dos destaques da empresa, o setor de tecnologia tem inovado áreas de produção, logística e relacionamento com clientes, colaboradores e parceiros. No ano passado, foi reconhecida pelo desenvolvimento do Siga 360+. O que esperar para 2022? Integração do ERP (software de gestão empresarial), digitalização dos pedidos, acoplando inteligência artificial com o chatbot e o desenvolvimento de tecnologias para soluções rápidas e inteligentes, ressalta Valdemir Raymundo, Gerente de Tecnologia do Grupo.  

“As ações estarão separadas em 3 grandes esferas: integração tecnológica, pois é preciso construir uma base de TI bem fundamentada; cocriação, já que é preciso trabalhar em conjunto, time de negócios e TI, para construir a inovação; expansão corporativa, em que depois de fundamentar a estrutura e a equipe, é hora de agregar valor”, explica o especialista. 

Sustentabilidade

Conforme publicado em janeiro neste espaço, a empresa iniciou o processo de certificação NBR ISO 14001 e estão previstas, nos próximos meses, ações para produção de energia limpa,  reaproveitamento de águas pluviais em jardins, estudos para a redução de poluentes, campanhas para consumo consciente. 

“Teremos os desdobramentos da própria ISO 14001 onde iniciaremos um levantamento de inventário de GEE (Gases do Efeito Estufa) para identificarmos a nossa pegada de CO2 nos escopos de nível 1, 2 e 3”, acrescenta, Marcelo Watanabe, Gerente de Qualidade Corporativo no Grupo Açotubo.

RH

A área de Recursos Humanos seguirá em alta, segundo projeções. No ano passado, foram 400 contratações e estão previstas a abertura de novas vagas, além de treinamentos para lideranças e os setores da empresa.

Ações que visam reforçar o relacionamento com os colaboradores e promovem qualidade de vida também estão no radar. Dentre elas, o programa de Saúde Mental, que contará com rodas de conversas, organizadas pelas áreas médica e psicológica para debater temas como ansiedade, burnout, depressão e luto, além do Programa de Saúde e Bem-estar que contará com acompanhamento médico, nutricional e assessoria esportiva para os colaboradores que buscam uma rotina mais saudável.

“A percepção interna, de um modo geral, é que estamos em um momento muito rico para cultura corporativa. Vejo que o projeto de saúde mental veio como um pilar em meio a vários outros que estamos criando” frisa, Larissa Bassi, Business Partner da empresa.

Siga por dentro das ações programadas para este ano acompanhando este blog e as redes sociais. Muitas novidades serão divulgadas nos próximos meses!

Palavras-chave: empresa – planos – 2022