A cada ano vêm novos desafios, metas e conquistas, e cada um deles é importante para a construção de um novo capítulo na história que o Grupo Açotubo vem escrevendo desde 1974. Com base nessa trajetória, relembre alguns dos destaques que movimentaram a empresa em 2025.
Entre eles, novidades em soluções, participações em eventos e reconhecimentos em rankings do setor e ações sociais estiveram entre os principais acontecimentos.
O novo componente do catálogo de soluções da empresa oferece características técnicas que unem alta usinabilidade e resistência à corrosão.
A linha possui 11 opções de diâmetro e é recomendada para aplicações de precisão, durabilidade e produtividade. Veja aqui.
Além de produto, tem novidade também em maquinário. Na entrevista com Rafael Rodrigues Correia, gerente nacional de planos da área de Aço Inox, e José Sebastião Nardi Junior, gerente de Operações e Logística, é possível conhecer a nova rebobinadeira, que realiza cortes em bobinas de diferentes tamanhos e possibilita ampliar o atendimento a vários segmentos. Leia aqui.
Dois dos principais veículos de economia do país, o jornal Valor Econômico e o site Exame, divulgaram a edição 2025 de seus rankings das 1.000 maiores empresas e a Açotubo esteve presente nos dois, pelo segundo ano consecutivo.
No Valor 1.000, produzido pelo jornal em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças (FGVCef) da FGV, ocupou a posição 973 na lista de maiores players não financeiros.
Já a 52ª edição do Melhores e Maiores (Exame) elencou as maiores empresas de capital aberto do Brasil, com base em critérios como desempenho financeiro, crescimento sustentável e práticas ESG.
A Açotubo esteve na 653ª colocação e no 49º lugar na categoria Siderurgia, Mineração e Metalurgia. Confira no texto divulgado no blog.
Composto pela Açotubo, Incotep – Sistemas de Protensão, Trialle Incorporação e Construção e Tirreno Finanças, o Grupo segue reforçando a sua presença nos diferentes segmentos em que atua.
No ano passado, foi lançada mais uma empresa, ampliando a atuação: a corretora Firenze Seguros, com estimativa de fazer a cobertura de R$ 30 milhões no primeiro ano. Saiba mais.
E por falar em Incotep, a empresa foi expositora em importantes feiras de geotecnia: COBRAE/GEOSUL, GeoNE, SEFE 11, Exposibram, CBT e SNPTEE. Em algumas delas foi também patrocinadora.
Já a Açotubo esteve presente na Exposibram, Expomafe e Fenasucro & Agrocana.
Seja em veículos que atuam na cobertura do setor siderúrgico, como também em agências internacionais, a Açotubo foi tema de matérias ao longo do ano.
Brazil Economy, ND Mais e Zero Hora, Revista do Aço, Siderurgia Brasil, Eae Máquinas, Compre Rural, Sucesso no Campo e os podcasts Tudo é Negócio e Zero ao Topo (InfoMoney), foram alguns deles.
A empresa também participou de entrevistas feitas por agências internacionais de monitoramento de mercado e análise de risco: a americana S&P (Standard and Poor’s) e a inglesa Fastmarkets. Relembre.
Ao longo do ano também foi realizada uma série de eventos para reforçar o relacionamento entre as equipes e parceiros da Açotubo.
Entre eles, os churrascos nas filiais e também o Kart Day, evento que reuniu o piloto da Stock Car Pro Series e da NASCAR Brasil Sprint Race, Julio Campos, e clientes para um dia de atividades relacionadas ao automobilismo, com competições de kart, premiações e espaço com buffet para relacionamento.
Além desses encontros, outras ações movimentaram a agenda da empresa ao longo do ano. O Conectando Pais e Filhos foi uma delas, possibilitando que famílias de colaboradores e colaboradoras visitassem as instalações da matriz e participassem de uma série de atividades de lazer.
Ainda em relacionamento, foi realizado o Portas Abertas, com o objetivo de receber clientes e associações na fábrica para a realização de visitas técnicas. Uma delas foi a da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).
Ações sociais
Em projetos de responsabilidade social, a empresa recebeu estudantes da ONG Olhar de Bia, que tiveram a oportunidade de acompanhar palestras de porta-vozes da Açotubo sobre carreira, história e trabalho, e conhecer as instalações da matriz.
Vale destacar o apoio a iniciativas, como o Projeto Laboratório Encantado, da Companhia Pia Fraus, que promoveu apresentação teatral e conhecimento, cultura e diversão por meio de atividades lúdicas, realizadas na ala pediátrica do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) de Guarulhos (SP), em maio; e à tradicional Corrida e Caminhada GRAACC, que acontece anualmente em São Paulo.
Em 2026 tem muito mais! Continue acompanhando as novidades no blog e também nas redes sociais.